Um incidente impressionante marcou a tarde desta terça-feira (13) em São José dos Campos, quando uma árvore de grande porte caiu, atingindo um carro na Avenida Cassiopeia, no Jardim Satélite. O motorista Rafael Baqueta, que estava com sua esposa, seu filho pequeno e sogro, relatou que apenas um grande susto ocorreu, já que todos escaparam ilesos.
A árvore caiu sem qualquer aviso, em um momento em que não havia chuva ou vento. Rafael, que se deslocava após buscar o filho na escola, ficou surpreso com a queda, que não teve uma explicação imediata. "Graças a Deus não ficamos machucados, foi só mesmo o susto e a parte material que agora a gente vai correr pra ver o que vai acontecer", afirmou o motorista.
O impacto danificou o para-brisa e o teto do veículo, mas felizmente, ninguém se feriu. A Prefeitura de São José dos Campos informou que equipes de várias secretarias, incluindo a de Manutenção da Cidade e Mobilidade Urbana, estão no local, realizando os reparos e controlando o trânsito.
Por volta das 19h30, a árvore ainda bloqueava a pista e a via permanecia interditada. Devido à falta de energia elétrica, as aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período noturno foram suspensas. A administração municipal promete que apenas na quarta-feira estarão disponíveis mais informações sobre o que causou a queda da árvore.
Os incidentes como este trazem à tona a importância de monitorar a saúde de árvores em áreas urbanas, especialmente aquelas de grande porte, que podem representar riscos às famílias e motoristas. Enquanto as autoridades trabalham para solucionar a situação atual, o caso é um lembrete sobre a responsabilidade coletiva na segurança urbana.