A Soberana – Educação Conceito em Odontologia, localizada em Juiz de Fora (MG), é a primeira instituição do Brasil a ser considerada uma faculdade de Odontologia 4.0. Desde sua criação, a escola tem desafiado os métodos tradicionais, formando profissionais que vão além do atendimento médico-paciente e se tornam líderes e inovadores no setor.
Desde 2023, a Soberana tem implementado um modelo educacional inovador que coloca os alunos em contato direto com o mercado. Os estudantes iniciam estágios no primeiro semestre e são incentivados a desenvolver modelos de negócios, integrando teoria e prática. A faculdade possui uma aceleradora própria de healthtechs, onde ideias se tornam protótipos, e uma empresa júnior que administra clínicas odontológicas reais.
Os alunos têm vivenciado uma experiência única, como relata Emilie, do 3º período: "Viver a inovação dentro da Soberana tem sido uma experiência singular. Desenvolver dois projetos de startup enquanto cursava a graduação demonstrou que é possível oferecer soluções reais para os desafios da odontologia." Isabelly, recém-ingressa no primeiro período, também compartilhou: "Aqui somos incentivados a pensar fora da caixa, transformar desafios em oportunidades e vivenciar a odontologia de forma dinâmica e criativa."
Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Soberana, destacam-se o Unificon, uma plataforma digital para integração de dados entre clínicas e convênios, marketplaces voltados para o setor odontológico, e um dispositivo de inteligência artificial para controle de medicamentos na terceira idade.
André Machado, diretor da unidade de Juiz de Fora e criador do modelo de ensino, afirma: "Ressignificamos a educação em Odontologia. O foco não está apenas nas técnicas, mas em formar lideranças que entendem a importância do impacto social nos negócios. Essa é a demanda atual do mercado."
Os alunos participam a cada semestre de ciclos de inovação, iniciando com um Ideathon e culminando no StartUp Day Soberana, onde os projetos estão em fase de apresentação. A instituição ambiciona lançar, nos próximos anos, startups criadas durante a graduação. Com uma proposta que ressalta a importância da adaptação ao cenário atual, a Soberana busca se tornar referência em educação superior que atenda às necessidades da indústria 4.0, transformando futuros e reconfigurando o presente.