Um casal de Glicério, no interior de São Paulo, tem realizado uma verdadeira transformação em uma das principais avenidas da cidade, plantando mais de duas mil árvores nos últimos sete anos. A iniciativa, que se destaca pela paixão e dedicação, se estende a um projeto que não apenas embeleza a localidade, mas também promove a conscientização ambiental.
Solange e Vilson Leal, juntos há 42 anos, sempre tiveram uma relação íntima com a natureza. Em sua casa, cultivam uma horta repleta de alface, cebolinha, goiaba e mamão. Para Solange, esse amor por plantas começou na infância: "Sempre esteve na minha vida. Onde eu vou, eu sempre trago uma sementinha, peço pro vizinho uma muda, não tenho vergonha de pedir. Elas (plantas) me amam e eu amo elas", compartilhou a aposentada.
Vilson, também aposentado, confessou que desenvolveu seu carinho pelas plantas graças ao incentivo de Solange: "Fui criando mais carinho com as plantas, aí eu peguei amor por elas." O amor pelo cultivo levou o casal a iniciar, há sete anos, o plantio de diversas espécies ao longo de uma avenida de quase 2 km. Hoje, a via é embelezada por mangueiras, acerolas, limoeiros e uma variedade de flores.
"As plantas são vida, a natureza. Você conversa com elas e elas te respondem de uma maneira tão bonita, é lindo", revelou Solange, enfatizando que o significado desses cultivos vai além da beleza estética. No início, a avenida era vista pelos moradores como um local sem vida, mas eles conseguiram mudar essa percepção. Vilson explica: "Era só asfalto, e a gente fez essa coisa. É pra cidade, a gente não está ganhando nada, fazemos porque amamos plantar."
A paixão pelo plantio não ficou restrita apenas aos avós. O neto do casal, Victor Emanuel, de 11 anos, também se encantou com o cultivo. "Eu via eles todos os dias plantando. Quando vi de perto achei muito legal, fui ajudando, aprendendo e agora sempre que eu acho uma semente, eu pego pra plantar também", conta o garoto. Victor pretende seguir o legado familiar, afirmando: "Não necessariamente plantando aqui, talvez eu plante em outras cidades, mas eu vou continuar esse legado."
Com essa ação, a família Leal não só contribui para o embelezamento da cidade, mas também ensina uma importante lição sobre a preservação ambiental e o amor pela natureza, inspirando futuras gerações a seguirem esse exemplo.