Exposição 'Favelas e Florestas' destaca fotos dos jovens do Salgueiro e da Formiga. Reprodução: Globo
O Parque Nacional da Tijuca é palco da exibição gratuita "Favelas e Florestas", que ficará em cartaz até 1º de junho, apresentando uma nova perspectiva sobre a relação entre as periferias e a natureza. Com fotografias feitas por jovens das favelas do Salgueiro e da Formiga, a exposição reúne 14 imagens que capturam a convivência com a maior floresta urbana replantada do mundo.
A mostra, resultado de um projeto do Observatório de Favelas em parceria com o ICMBio e outras instituições, foi criada a partir de oficinas que integraram fotografia e educação ambiental. As fotos foram produzidas entre março e abril deste ano, refletindo olhares sensíveis das crianças sobre o ambiente que habitam.
Isaura Bredariol, analista ambiental do ICMBio, ressalta a importância da exposição em desconstruir preconceitos. "Nesta exposição, o visitante é convidado a superar estigmas e conhecer a sensibilidade dessa vizinhança pelas lentes de jovens moradores que já constroem um futuro com mais consciência", comenta.
A experiência é enriquecida por uma estrutura que divide o espaço em quatro núcleos: uma entrada com textos de acolhimento, a área principal com as fotografias, uma mesa interativa com miniaturas e postais, e um espaço de convivência que recria elementos naturais da floresta com almofadas e sons.
De acordo com Lino Teixeira, coordenador do projeto, a proposta desafia a narrativa tradicional associada às favelas e destaca os saberes ancestrais e as tecnologias sociais das comunidades para a proteção do meio ambiente. "Os territórios populares possuem saberes ancestrais fundamentais para o cuidado com a natureza e a preservação da Floresta da Tijuca", afirma Teixeira.
Para visitar a exposição "Favelas e Florestas", dirija-se ao Centro de Visitantes Paineiras, onde está localizada a mostra:
O evento é uma oportunidade para refletir sobre a conexão entre as comunidades periféricas e a natureza, promovendo um diálogo necessário sobre meio ambiente e inclusão social.