O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas que geram "perigo potencial" para 55 cidades em Alagoas. O aviso, que vai até o dia 20 de maio, já mostra efeitos adversos em Maceió, onde diversos bairros, como Ponta Verde e Jatiúca, enfrentam alagamentos e problemas no trânsito desde a manhã de sábado.
No bairro do Farol, deslizamentos ocorreram, levando a Defesa Civil de Maceió a intervir para remover parte de um muro que cedeu. Felizmente, não houve feridos no incidente.
Conforme as previsões do Inmet, a chuva pode variar de 20 a 30 milímetros por hora, com possibilidade de alcançar até 50 milímetros ao longo do dia. Essa situação eleva os riscos de deslizamentos e alagamentos, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) afirmando que o fim de semana será marcado por céu nublado e chuvas em quase todas as regiões do estado.
A Defesa Civil de Maceió informou que, nas últimas 24 horas, 55 mm de chuvas foram registrados, sendo Clima Bom a área mais afetada. Em maio, já foram acumulados 76 mm, o que representa 25% da média mensal esperada de 295 mm.
Adicionalmente, duas ocorrências, uma relacionada ao risco de colapso de uma edificação e outra de deslizamento de barreiras, foram registradas no sábado, levando a DC a entrar em nível de atenção. Foi emitido um alerta sobre a possibilidade de deslizamentos de terra na área.
O Inmet também listou os 55 municípios potencialmente afetados pelas chuvas, incluindo Anadia, Arapiraca, e São Miguel dos Milagres. Em caso de emergências, a população deve contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, além de seguir orientações de segurança como evitar usar aparelhos eletrônicos durante a tempestade.