Semarh alerta para risco de transbordamento de rios em Alagoas devido às chuvas. Reprodução: Redação
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alertou na tarde desta segunda-feira (19) sobre o risco de transbordamento de vários rios em Alagoas devido às intensas chuvas que atingem a região. Os rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe estão entre os mais afetados, com níveis preocupantes registrados.
O monitoramento hidrometeorológico da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/Sala de Alerta da Semarh, atualizado às 16h00, trouxe informações cruciais sobre as condições de seis rios em Alagoas. O Rio Jitituba, em Flexeiras, apresentou um aumento significativo em seus níveis na madrugada, estabilizando pela manhã, mas voltando a elevar-se lentamente à tarde, atingindo 312 cm. A continuidade das chuvas pode provocar pontos de alagamento na área.
O Rio Santo Antônio, localizado em São Luiz do Quitunde, apresentava um nível de 434 cm às 16h00, o que amplia o risco de transbordamento esperados para a noite de hoje. O mesmo cenário se repete com o Rio Manguaba, que estava em 249 cm às 16h00, e também enfrenta a possibilidade de transbordamento se as chuvas persistirem.
A situação do Rio Camaragibe se mostra preocupante, principalmente nas partes mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe, que devem estar atentas ao risco de transbordamento ao longo da noite.
Além dos rios, o nível da Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro estava com 217 cm e apresenta um comportamento de oscilação negativa, ficando próxima à cota de transbordamento de 270 cm. A Lagoa Mundaú, em Maceió, também está em elevação, com um nível de 78 cm, e corre o risco de transbordar se as chuvas se prolongarem.