O Hemonúcleo Regional de Jaú (SP) enfrenta uma situação crítica com estoques de sangue abaixo do ideal. Há semanas, a unidade que atende 11 cidades da região e 13 hospitais está com um número de doações muito aquém do necessário, registrando uma média abaixo de 30 doadores por dia, quando o ideal seria esse mínimo diário durante a semana.
A unidade opera dentro do Hospital Amaral Carvalho, localizado na Rua Dona Silvéria, 150 - Centro, e é uma referência para pacientes que necessitam de transfusões regulares, incluindo aqueles em tratamento de câncer ou que passaram por cirurgias de alta complexidade. Para ajudar, as doações precisam ser agendadas previamente, pelos números (14) 3602-1355 e (14) 3602-1356.
O atendimento é realizado nas seguintes datas e horários: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h; e aos sábados, das 7h30 às 12h. As diretrizes para doação incluem: ter pelo menos 16 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado sem consumir alimentos gordurosos nas três horas anteriores, ter dormido ao menos seis horas, não estar em jejum, evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar por pelo menos duas horas antes da doação. Também há um intervalo entre doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Outros Locais para Doação na Região
Além do Hemonúcleo de Jaú, a região centro-oeste paulista disponibiliza outros locais para doação de sangue. Veja abaixo algumas opções:
- Hospital de Base de Bauru: Rua Monsenhor Claro, 8-88 Centro, Bauru-SP
- Hemocentro da UNESP Botucatu: Rubião Júnior, Botucatu - SP
- Hemocentro do HCFAMEMA: R. Lourival Freire, 240 - Fragata, Marília - SP
- Banco de Sangue de Ourinhos: R. Joaquim de Azevedo, 604 - Vila Moraes, Ourinhos
- Santa Casa de Misericórdia de Tupã: R. Manoel Ferreira Damião, 426 - Vila Frias, Tupã
Os hemocentros do centro-oeste paulista precisam de doações de todos os tipos de sangue, tornando esse chamado ainda mais relevante para a comunidade.