Crianças com deficiência usam tecnologia assistiva para se comunicar e expressar sua autonomia. Legenda da imagem. Reprodução: g1
Crianças com deficiência, como Pedro Domingues, de 13 anos, e Hugo Samuel, de 8 anos, têm rompido barreiras de comunicação com o uso de tecnologia assistiva. Pedro, que não oraliza devido à síndrome de Perisylvania, encontrou na comunicação alternativa uma forma de expressar seus desejos e emoções. Hugo, por sua vez, é portador de paralisia cerebral e utiliza um mouse ocular para interagir e se comunicar.
Esses relatos revelam como a inclusão e a comunicação são possíveis em ambientes escolares. Na Sala de Recursos Multifuncionais, iniciativas como as de Pedro e Hugo mostram que, por meio da tecnologia, é possível facilitar a interação com o mundo. Pedro, que ama compartilhar sua paixão por cozinhar e brincar, encontrou instrumentos que permitem expressar sua voz, mesmo sem falar.
A mãe de Pedro, Priscila Santos Pedreiro, relatou que compreender a comunicação do filho é essencial. Ela enfatiza a importância da tecnologia assistiva para garantir que ele se comunique efetivamente em seu cotidiano, almejando maior autonomia e inclusão. "Ele quer ser independente, quer se comunicar do jeito dele". A comunicação alternativa é vista por Priscila como uma ponte para que ele tenha a voz que a condição médicalhe negou.
Por outro lado, a experiência de Hugo Samuel com o mouse ocular, um dispositivo que rastreia o movimento dos olhos, representa um grande avanço em sua sobrecarga educacional. Ele também é uma criança que entende e se expressa, mesmo sem utilizar palavras. O sucesso nesse método de comunicação é motivo de orgulho e emoção para sua mãe, Priscila Cristina Jota Dias, que sempre acreditou na capacidade do filho.
Com o apoio de profissionais como a professora de educação especial Tathiane Rubin Rodrigues Cuesta, Pedro e Hugo estão na vanguarda da utilização de tecnologia em ambientes educacionais. Essas interações demonstram que a inclusão e a comunicação transcendem as limitações físicas. Eles têm mostrado que a capacidade de se expressar vai muito além da fala, convidando todos a escutar suas vozes únicas.
Além das histórias inspiradoras de Pedro e Hugo, a série de reportagens 'Ser Acessível' destaca a importância de compreender a deficiência de forma inclusiva e acessível, ajudando a sociedade a eliminar preconceitos e reconhecer o valor de cada indivíduo. A tecnologia assistiva não é apenas uma ferramenta, mas uma mudança de paradigma que vai além da comunicação, promovendo inclusão e empoderamento.