Agentes de limpeza coletam detritos em córregos de Maceió para evitar alagamentos durante a chuva. Reprodução: redação
A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) iniciou 2025 com um trabalho intensificado para a limpeza de canais e córregos em Maceió, onde já foram retiradas mais de 5.700 toneladas de entulhos desde o início do ano. Essa ação é crucial para a coleta de resíduos descartados de forma irregular e para assegurar a fluidez no escoamento das águas pluviais.
Os esforços da Alurb são especialmente voltados para o período chuvoso, que ocorre entre o final de março e o início de abril. Equipamentos e máquinas têm sido utilizados para coletar, predominantemente, itens recicláveis, resíduos orgânicos e barro acumulado nos fundos dos córregos, permitindo que a água escoe adequadamente.
Um problema persistente em Maceió é o hábito da população de descartar lixo às margens dos canais, o que provoca obstruções e pode resultar em alagamentos durante as chuvas. "É um serviço de extrema importância para que não hajam transbordamentos durante o período chuvoso e, consequentialmente, transtornos para a população", destacou Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.
A limpeza dos canais não apenas previne alagamentos, mas também remove resíduos que, se não fossem coletados, prejudicariam o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade. Em um balanço realizado, se levarmos em conta os quatro anos da primeira gestão do prefeito JHC, já foram retiradas mais de 27 mil toneladas de resíduos de córregos atendidos pela autarquia.
A Alurb reafirma seu compromisso com a manutenção ambiental e com a eficiência na limpeza urbana, buscando sempre melhorar a infraestrutura da cidade e o bem-estar da população.