As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo estão com as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2025 se encerrando nesta próxima quinta-feira, dia 12, às 20h. São oferecidas 12.550 vagas gratuitas em cursos presenciais e às distâncias, distribuídas por 82 unidades. A taxa de inscrição é de R$ 50, e o pagamento deve ser realizado até o último dia para se inscrever. A aplicação da prova está marcada para o dia 29 de junho, às 13h.
Além das vagas para o vestibular, as Fatecs disponibilizam outras 7.470 vagas para aqueles que participaram do Provão Paulista, totalizando 20.020 oportunidades para o segundo semestre. Uma das principais novidades deste ano é a abertura da Fatec de Olímpia, que oferecerá cursos de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Gestão de Turismo, com 40 vagas cada, ambos no período noturno.
Os interessados em se inscrever devem preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico disponíveis no site das Fatecs. É necessário escolher um curso como primeira opção, além de ser possível indicar uma segunda opção, que pode variar entre outros cursos, turnos ou unidades. O candidato tem a possibilidade de se inscrever em mais de um curso, desde que efetue o pagamento da taxa correspondente para cada inscrição.
Pontuação Extra: O Sistema de Pontuação Acrescida oferece bônus na nota da prova, sendo 3% para candidatos que se autodeclaram afrodescendentes e 10% para aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Esta pontuação pode chegar até 13% se o candidato se enquadrar nas duas situações.
Atendimento Especial: Candidatos com deficiências ou que necessitam de condições especiais para realizar a prova devem comunicar essas necessidades no ato da inscrição e enviar o laudo médico até as 15h do dia 6 de junho, através da Área do Candidato. É possível solicitar recursos como prova ampliada, em braile, intérprete de Libras ou espaço adaptado. Além disso, candidatas em fase de amamentação e candidatos que se encontram em unidades prisionais também têm direito a pedidos de atendimento especial.
Nome Social: Pessoas trans que desejarem ser identificadas pelo nome social devem registrar essa solicitação no formulário de inscrição. Após a finalização da inscrição, não será permitido fazer alterações nessa informação. É necessário anexar uma foto 3x4 recente e a imagem do RG (frente e verso).