A OpenAI, gigante no setor de inteligência artificial, enfrenta uma pressão sem precedentes para crescer, especialmente em um momento crítico para a evolução da inteligência geral artificial (AGI). Joaquín Quiñonero Candela, o recém-nomeado chefe de recrutamento da empresa, revelou que o mundo está observando a OpenAI para aprender sobre crescimento e colaboração em uma era dominada pela AGI.
Em uma publicação no LinkedIn, Candela comparou a empresa a um foguete em seu ponto máximo de pressão dinâmica: "Se fôssemos um foguete (espere, nós somos um), estaríamos em MaxQ — máxima pressão dinâmica. O recrutamento nunca foi tão importante." Ele se juntou à OpenAI em 2024, inicialmente como responsável pela preparação, onde trabalhou para desenvolver sistemas de IA mais seguros e possui um doutorado em aprendizado de máquina, com décadas de experiência no setor, incluindo mais de nove anos no Facebook.
A nova função de Candela surge em um contexto em que a OpenAI e o setor de IA em geral estão repensando como deve ser a contratação de profissionais em um mundo moldado pelas tecnologias que estão sendo criadas. Nos últimos dois anos e meio, a empresa viu seu tamanho crescer quase dez vezes, refletindo a demanda crescente por talentos na área de IA.
A empresa listou 330 vagas abertas, que variam de posições em vendas na Coreia a oportunidades para advogados em São Francisco. Contudo, a OpenAI não se manifestou quando contatada pela Business Insider para comentar sobre o assunto.
Confira nossas ofertas
As declarações de Candela surgem em meio à crescente competição por talentos em IA. Em maio, a OpenAI anunciou a aquisição de uma startup de hardware de IA, fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, por quase 6,5 bilhões de dólares. A startup, IO, irá colaborar com as equipes de pesquisa, engenharia e produtos da OpenAI. Sam Altman também contratou Fidji Simo, CEO da Instacart, como seu novo CEO de aplicações, destacando a importância da equipe em expandir a OpenAI nos próximos anos.
A contratação de novos talentos segue a linha de nomeações feitas em junho passado, quando Sarah Friar, ex-CEO da Nextdoor, foi escolhida como diretora financeira, e Kevin Weil, ex-executivo do Meta e Twitter, foi nomeado como diretor de produtos. A OpenAI não está sozinha nesse esforço de recrutamento. Recentemente, a Meta também anunciou um investimento de quase 15 bilhões de dólares na empresa de dados Scale AI e trouxe seu CEO, Alexandr Wang, para ajudar na estratégia de IA da Meta, que agora possui uma participação de 49% na empresa, que também conta com a OpenAI como um grande cliente.