Dune: Awakening, o mais novo título da Funcom, alcançou um marco impressionante ao vender mais de um milhão de cópias nas duas primeiras semanas desde seu lançamento em 10 de junho. A desenvolvedora confirmou a venda recorde em uma publicação na página oficial do jogo no Steam, que enfatiza a rápida aceitação do game, coroando-o como o mais vendido da história da Funcom. "Levou um ano para Conan Exiles atingir esse número de vendas", revelaram os desenvolvedores, que aproveitaram a oportunidade para agradecer à comunidade de jogadores que compartilhou experiências únicas em Arrakis.
Na mesma publicação, a Funcom divulgou um infográfico recheado de dados sobre como os jogadores têm passado seu tempo no jogo. Este revelou que a distribuição entre os mentores iniciais dos jogadores é quase uniforme: 31% optaram por ser Bene Gesserit, 25% escolheram o caminho do Swordmaster, 24% se tornaram Troopers e apenas 20% decidiram se tornar Mentats. Outros dados interessantes incluem que 816.720 jogadores já foram mortos por vermes da areia e que 121.941 guildas foram formadas até o momento, além de cerca de 628.807 mortes ocorridas na infame área PvP, o Deep Desert.
Falando sobre o Deep Desert, a Funcom anunciou uma mudança significativa em resposta às preocupações dos jogadores a respeito do final do jogo. A partir de agora, partes desse espaço, que tradicionalmente era uma zona exclusiva de PvP, serão reclassificadas para "Guerra Parcial (PvE)", permitindo que os jogadores explorem e coletam recursos sem serem obrigados a entrar em combate. O diretor criativo Joel Bylos explicou em uma atualização para os desenvolvedores que o objetivo da mudança é oferecer conteúdo acessível também para jogadores que preferem o PvE, garantindo assim uma experiência mais equilibrada.
Embora o Deep Desert seja um dos pilares do design de alta tensão de Dune: Awakening, sua natureza competitiva tem afastado muitos jogadores que não são adeptos de combates constantes. Com a nova atualização, certas áreas vão permitir a exploração sem riscos imensos, possibilitando que os jogadores interajam com estações de teste e coletem recursos de nível 6 em segurança. No entanto, algumas áreas importantes, como pontos de controle do Landsraad, destroços de naves e grandes campos de especiarias continuarão sinalizadas para PvP sob as regras da “Guerra de Assassinos”. Bylos comentou que, apesar das novas zonas seguras, os jogadores solo ainda podem achar a progressão no final do jogo bastante pesada, devido ao sistema de balanceamento voltado para grupos.
A atualização gerou reações diversas entre os jogadores. Muitos receberam a mudança como uma solução justa que amplia o acesso ao conteúdo, mantendo o apelo de risco e recompensa que caracteriza o Deep Desert. Contudo, parte da comunidade PvP expressou preocupações de que a introdução de zonas seguras possa diminuir a tensão e a intensidade da área. Mesmo assim, para um jogo que busca atender a múltiplos estilos de jogo - em um dos universos de ficção científica mais adversos - essa pode ser uma medida importante para construir uma experiência de final de jogo mais inclusiva e sustentável.