A Netflix anunciou que descontinuará vários jogos populares em sua plataforma, sinalizando um retrocesso em sua tentativa de expandir o setor de jogos. Os assinantes, que costumavam desfrutar de títulos como Hades e a trilogia Grand Theft Auto da era do PS2, agora enfrentam a perda dessas experiências que, por muitos anos, estavam disponíveis sem custos adicionais.
Os usuários terão até 1º de julho para aproveitar jogos como Monument Valley, Braid: Anniversary Edition e Katana ZERO, enquanto uma lista mais extensa de títulos se prepara para deixar a plataforma, conforme reportado pela Engadget. A lista completa inclui:
- Battleship
- Carmen Sandiego
- CoComelon: Play with JJ
- Death’s Door
- Diner Out: Merge Cafe
- Dumb Ways to Die
- Ghost Detective
- LEGO Legacy: Heroes Unboxed
- Ludo King
- Monument Valley 2
- Monument Valley 3
- Rainbow Six: SMOL
- Raji: An Ancient Epic
- SpongeBob: Bubble Pop F.U.N.
- TED
- Tumblewords
- The Case of the Golden Idol
- The Rise of the Golden Idol
- Vineyard Valley
Infelizmente, muitos desses jogos passaram despercebidos por grande parte da base de assinantes da Netflix, que não tinham conhecimento de que a plataforma oferecia uma divisão de jogos. Apesar da presença dos títulos no aplicativo, o marketing ineficaz da empresa impediu que os usuários descobrissem essas opções, uma falha significativa considerando o investimento realizado em estúdios de renome como a Night School.
A situação se agravou quando a Netflix decidiu fechar um estúdio de jogos "AAA" e demitir parte da equipe da Night School, apenas dois anos após a aquisição. A chegada de Alain Tascan, ex-VP de desenvolvimento de jogos da Epic Games, trouxe promessas de renovação. Tascan enfatizou a necessidade de encontrar uma nova "voz" para a plataforma, o que resultará em um foco em jogos baseados em reality shows, festas e títulos voltados ao público infantil.
Recentemente, a Netflix lançou Thronglets, um jogo inspirado na série Black Mirror, embora ainda não esteja claro se essa direção afetará o desenvolvimento de outros títulos originais, como Spirit Crossing.
A abordagem inicial da Netflix para jogos incluiu considerável investimento financeiro, mas ao que parece, faltou um planejamento estratégico. Não há dúvida de que existe um potencial no mercado de jogos interativos baseados nas propriedades da Netflix, mas sem títulos exclusivos que atraiam os gamers tradicionais, a plataforma enfrentará dificuldades para se estabelecer como uma alternativa viável no cenário dos jogos.
Alain Tascan mencionou que a equipe busca maneiras de tornar os jogos acessíveis diretamente pelo aplicativo, eliminando a necessidade de downloads separados. Contudo, a versão de Hades que está como exclusiva para mobile não se encaixa nesse novo modelo de integração.
No final, a grande qualidade dos jogos oferecidos anteriormente pela Netflix se deu, em parte, pela ausência de microtransações que afligem muitos jogos mobile, promovendo uma experiência de jogo mais agradável e simplificada. A falta de comunicação com os assinantes acerca da disponibilidade desses títulos é uma perda que muitos agora perceberão, mas apenas tarde demais.