O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra nesta sexta-feira, com uma taxa de R$ 85. Os alunos podem efetuar o pagamento através de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, sendo que estudantes de escolas públicas concluindo o ensino médio em 2025 estão isentos dessa taxa.
A aplicação das provas está confirmada para os dias 9 e 16 de novembro. Entretanto, é importante ressaltar que, em função da realização da COP30, as provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nas datas alternativas de 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa mudança visa atender a demanda da conferência internacional que ocorrerá na região.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Enem 2025 registrou um total de 5,5 milhões de inscritos, marcando um crescimento de 30% em relação ao número de inscrições do ano anterior. Essa informação foi divulgada em suas redes sociais, evidenciando um recorde considerável na participação do exame.
Em uma postagem feita no dia 16 de junho, Camilo Santana celebrava o número expressivo de inscritos, afirmando: "Fechamos as inscrições do Enem 2025 com um total de 5,5 milhões de inscritos, mais um recorde!" Em comparação, em 2022, o Enem teve cinco milhões de inscrições confirmadas.
Tradicionalmente, o exame enfrenta uma diminuição do número total de inscritos após o término do prazo para pagamento do boleto. No ano passado, dos cinco milhões de inscritos, apenas 4,3 milhões confirmaram suas inscrições e puderam efetivamente participar da prova.
Com o aumento da taxa de inscrições e o crescimento significativo no número de participantes, a expectativa é alta para a realização das provas e os resultados que elas trarão, refletindo não apenas a contribuição para a educação, mas também a relevância do Enem na formação acadêmica dos jovens brasileiros.