Hugo Calderano e Bruna Takahashi atingem a final na Eslovênia
A última sexta-feira, dia 20, foi marcada por uma grande conquista para os brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi. A dupla surpreendeu ao assegurar sua vaga na final do WTT Star Contender, que está sendo realizado em Liubliana, Eslovênia. Este é um marco importante, pois é a primeira vez que este par de mesatenistas chega a uma decisão no circuito mundial de tênis de mesa.
O dia começou com a dupla brasileira enfrentando e vencendo os alemães Wim Verdonschot e Franziska Schreiner com uma vitória contundente de 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 12/10 e 11/8. Este resultado não apenas os classificou para as semifinais, como também garantiu uma medalha, visto que o torneio não realiza disputa de bronze.
Na semifinal, Hugo e Bruna demonstraram grande habilidade ao derrotar a parceria de Yiu Kwan To e Ng Wing Lam, de Hong Kong, em um jogo equilibrado que terminou em 3 a 2, com parciais de 11/9, 11/4, 6/11, 6/11 e 11/6. Com essa vitória, a dupla se garantiu na final, onde enfrentará os sul-coreanos Lim Jonghoo e Shin Yubin, medalhistas de bronze na Olimpíada de Paris e no Campeonato Mundial deste ano, realizado em Doha.
A decisão está marcada para este domingo, 22, com horários ainda a serem confirmados. As expectativas são altas, já que a dupla brasileira está fazendo história com o desempenho até agora.
Além das vitórias em duplas, Hugo e Bruna também se destacaram individualmente. Hugo, que é o atual vice-campeão mundial e ocupa a terceira posição no ranking da WTT, conseguiu derrotar o francês Flavien Coton, de forma convincente, por 3 sets a 1, com parciais de 11/9, 9/11, 11/6 e 17/15. Ele está preparado para enfrentar Kao Cheng-Jui, atual 23º do mundo, neste sábado.
Bruna, que ocupa a 17ª posição entre as melhores mesatenistas do mundo e é a latino-americana mais bem colocada na WTT, também teve um bom desempenho e venceu sua partida de estreia contra a chinesa Fan Shuhan por 3 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/7. Na próxima fase, ela enfrentará Yuling Zhu, que está classificada como a 19ª no ranking.
O WTT Star Contender de Liubliana oferece aos vencedores 600 pontos e possui uma premiação total de 300 mil dólares, cerca de 1,6 milhão de reais, o que torna a competição ainda mais atraente para os participantes.