Inovações na Praia com a Inteligência Artificial
A chegada do verão traz a expectativa de férias, descanso e momentos de lazer nas praias andaluzas. Entre os destinos mais procurados, estão localidades como Pulpí, Almería, e Ayamonte, Huelva. Para otimizar essa experiência, foi desenvolvido o projeto Oceanaria-Andalucía, que promete revolucionar o conhecimento sobre as condições das praias.
Projeto Oceanaria-Andalucía em Detalhes
Idealizado pelo grupo EDANYA e a Cátedra de Ciências do Litoral da Universidade de Málaga, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de 20 pesquisadores e aplica inteligência artificial para fornecer dados em tempo real sobre as praias. A ferramenta permite que os usuários acessem informações essenciais como temperatura da água, índice de radiação UV, umidade do ar, e até a presença de algas e medusas.
Como Funciona a Ferramenta
Os dados podem ser filtrados por praia, município ou província, oferecendo um ranking baseado nas preferências do usuário, como atividades náuticas específicas. Paco Franco, diretor da Cátedra, destaca que as informações serão atualizadas a cada hora, com previsão de até cinco dias, permitindo um planejamento mais seguro e eficaz.
Benefícios para a Segurança dos Banhos
Além da previsão das condições climáticas e marinhas, a ferramenta alerta sobre a chegada de medusas, possibilitando uma atuação preventiva dos socorristas. Essa inovação visa garantir a segurança dos banhistas e facilitar as operações de limpeza das praias em casos de algas invasoras, como comenta Franco, "tendo uma melhoria do meio marinho”.
Confira nossas ofertas
Colaboração entre Setores Público e Privado
O projeto Oceanaria é um exemplo de colaboração entre as esferas pública e privada, sendo sustentado pelo Programa Complementar de I+D+I em Ciências Marinas, promovido pelo Ministério de Ciência da Espanha, com apoio dos fundos europeus de recuperação. A Universidade de Málaga recebeu financiamento substancial, totalizando mais de 1,3 milhões de euros, dos quais 245 mil euros foram destinados a este projeto.
Acesso e Futuro da Ferramenta
A ferramenta já está disponível na versão web de forma gratuita, sem anúncios e sem a necessidade de registro. Em breve, será lançada uma aplicação para Android, com versões futuras planejadas para iPhone. O conselheiro de Universidade, Investigação e Inovação da Junta de Andaluzia, José Carlos Gómez Villamandos, afirmou seu entusiasmo em ser usuário da ferramenta já nesta próxima viagem à praia.