A Microsoft deu início a um processo de demissões que pode afetar até 9.000 trabalhadores em diversas equipes e divisões, especialmente dentro dos Xbox Game Studios. Esta ação, conforme mencionado por Phil Spencer, chefe do Xbox, visa "posicionar o setor gaming para um sucesso duradouro e focar em áreas estratégicas de crescimento", resultando em cortes significativos e cancelamentos de jogos em desenvolvimento.
Nos últimos dias, começaram a surgir informações sobre os jogos e estúdios impactados por essas demissões. A seguir, algumas das principais mudanças:
The Initiative encerrada e reboot de Perfect Dark cancelado
A Initiative, um estúdio de games criado em 2018, foi oficialmente desativado. O estúdio estava desenvolvendo um reboot da franquia Perfect Dark, que também foi cancelado. Este jogo, um shooter de ação e aventura, havia apresentado uma divulgação de gameplay em 2024, trazendo a protagonista Joanna Dark em uma nova versão do universo sci-fi de Perfect Dark.
Diretor de Sea of Thieves deixa Rare, Everwild cancelado
A Rare, conhecida por jogos como Sea of Thieves e Banjo-Kazooie, também foi afetada, com o cancelamento do game Everwild, anunciado inicialmente em 2019. O diretor de Everwild, Gregg Mayles, e a produtora executiva Louise O’Connor deixaram a empresa.
Nova MMORPG de Elder Scrolls Online é cancelada
O projeto de MMORPG da Zenimax Online Studios, denominado Blackbird, foi cancelado após cinco anos de desenvolvimento. Segundo informações de Jason Schreier, jornalistas disseram que muitos membros da equipe foram abruptamente "desconectados" de suas contas de trabalho, sem aviso sobre a continuidade de seus empregos. O presidente da Zenimax, Matt Firor, também anunciou sua saída após 18 anos.
King, desenvolvedora de Candy Crush, também passa por demissões
O estúdio King, responsável pela franquia Candy Crush, cortou 10% de sua equipe, aproximadamente 200 funcionários.
Estúdios de Call of Duty enfrentam demissões
Os estúdios Raven Software e Sledgehammer Games, ambos envolvidos na franquia Call of Duty, enfrentaram cortes. Raven, co-desenvolvedor de games como Modern Warfare (2019), experimentou reduções não especificadas, assim como Sledgehammer, criador de Vanguard e Modern Warfare III. High Moon Studios, que colaborou no desenvolvimento de Call of Duty: Warzone, também foi afetada, mas detalhes sobre o número de funcionários demitidos permanecem desconhecidos.
Halo Studios registra demissões
O Halo Studios, antigamente conhecido como 343 Industries, anunciou cortes em sua equipe. A expectativa era que o estúdio apresentasse novidades durante o Halo World Championship, que ocorrerá entre 24 e 26 de outubro de 2025.
Turn 10 Studios, criadora de Forza Motorsport, enfrenta demissões
A Turn 10 Studios, responsável pela administração da franquia Forza Motorsport, também teve reduções significativas, com cerca de 50% do quadro de funcionários demitidos durante esta semana.
Blizzard encerra suporte para Warcraft Rumble
A Blizzard Entertainment anunciou que encerrará o suporte ao mobile Warcraft Rumble, um jogo de defesa de torres lançado em 2023. A empresa continuará a oferecer atualizações focadas em eventos específicos do jogo, mas não produzirá novo conteúdo. Segundo o engenheiro de software sênior AJ Davis, a equipe do jogo também foi afetada pelas demissões.
Time de pesquisa do Xbox afetado por demissões
De acordo com Tom Warren, do The Verge, cerca de metade da equipe de pesquisa de usuários do Xbox foi impactada pelas reduções. Entre os demitidos, estava o líder de produtos focado em segurança infantil.
Undead Labs, desenvolvedora de State of Decay, passa por demissões
A Undead Labs, responsável pela criação de State of Decay, teve colaboradores demitidos, embora a extensão das demissões não esteja clara. O estúdio ainda trabalha em State of Decay 3, que não possui data de lançamento definida.