Em 1995, Dr. Bernard Harris fez história ao se tornar o primeiro homem negro a realizar um passeio espacial. Ele acredita que seu sucesso é fruto da educação e atualmente, através de sua fundação, promove o STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para crianças. Esta narrativa foi baseada em uma conversa com Harris, que também é autor do livro "Embracing Infinite Possibilities: Letting Go Of Fear To Reach Your Highest Potential".
A paixão de Bernard por espaço começou quando ele tinha apenas 10 anos e assistia a série Star Trek. Depois, aos 13 anos, a missão da NASA à lua, marcada pela famosa frase de Neil Armstrong, acendeu ainda mais seu sonho de se tornar astronauta. Após completar seus estudos em medicina, foi selecionado para o programa de astronautas em 1990, aos 34 anos, e durante quatro anos participou de duas missões espaciais.
O caminho de Bernard foi cheio de desafios, especialmente para sua família. Ele destaca que o lançamento do ônibus espacial é um processo intenso e estressante. Sua filha tinha apenas 8 meses quando ele foi para sua primeira missão espacial. Enquanto ele estava focado no desempenho, sua parceira enfrentava a difícil tarefa de criar seus filhos. A tensão desse trabalho pesou sobre eles, mas a importância do que ele fazia era uma fonte de consolo.
No espaço, Bernard descreve uma paz indescritível. Ao abrir a escotilha para seu passeio, a sensação de levitar e a visão sem igual da Via Láctea o impactaram profundamente. Ele ficou impressionado com o silêncio profundo do espaço e relatou uma sensação de paz que superou suas expectativas.
Após sua experiência na NASA, Bernard continuou atuando na indústria espacial e praticando medicina em clínicas comunitárias. Ele fundou a Harris Foundation com a missão de criar oportunidades e aumentar a conscientização em relação à inclusão, especialmente para pessoas de cor. A fundação enfatiza três pilares essenciais: educação, saúde e riqueza.
Como médico, Harris defende o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade e a construção de riqueza familiar para alcançar o sonho americano. Sua trajetória é um exemplo de como a educação pode transformar vidas, e ele tem se esforçado para garantir que outros tenham oportunidades similares às que ele recebeu. A educação foi uma força motriz em sua vida, influenciada por sua mãe, que tinha um diploma universitário, contrastando com seu pai, que possui apenas o ensino fundamental. A mudança de trajetória proporcionada pela educação o inspirou a trabalhar para gerar um impacto positivo e duradouro na vida de outras pessoas.