OpenAI alertou investidores nesta semana sobre o anúncio da Robinhood que ofereceria ações tokenizadas da empresa. A corretora revelou planos de disponibilizar ações tokenizadas de empresas privadas, como OpenAI e SpaceX, para usuários europeus. No entanto, a OpenAI se distanciou da proposta, ressaltando que não está envolvida no projeto e que os investidores devem ter cautela.
O comunicado da OpenAI veio após um aumento significativo nas ações da Robinhood, que estão em alta após o anúncio de ações tokenizadas de empresas populares. A empresa de inteligência artificial declarou em uma postagem em seu perfil no X que os tokens não representam ações reais da companhia.
"Não firmamos parceria com a Robinhood, não estamos envolvidos neste processo e não o apoiamos. Qualquer transferência de ações da OpenAI requer nossa aprovação — e não aprovamos nenhuma transferência", explicou a OpenAI na postagem. Eles alertaram os investidores em potencial para que "tenham cuidado".
Ações tokenizadas são representações habilitadas por blockchain de valores mobiliários, como ações. Porém, é essencial destacar para os investidores que elas não implicam a mesma posse de participação na empresa, e o preço dos tokens pode não ter correlação com as ações subjacentes.
OpenAI e SpaceX estão entre as empresas privadas mais valiosas e conhecidas do mundo. Embora a oferta de tokens da Robinhood esteja disponível apenas para usuários na Europa, ela gerou um grande interesse entre os investidores de varejo, que veem isso como uma oportunidade de acesso.
Em declaração ao Business Insider, um porta-voz da Robinhood afirmou: "Para encerrar nosso recente evento de criptomoedas, anunciamos um sorteio limitado de tokens de ações da OpenAI e SpaceX para clientes europeus elegíveis. Esses tokens proporcionam aos investidores de varejo uma exposição indireta aos mercados privados, abrindo acesso, e são viabilizados pela participação acionária da Robinhood em um veículo de propósito específico."
O CEO Vlad Tenev também comentou sobre as declarações relacionadas às equidades, reconhecendo que, apesar de não serem tecnicamente "equity", os tokens oferecem aos investidores varejistas a exposição a esses ativos privados. Tenev ainda mencionou que o sorteio da Robinhood "planta uma semente para algo muito maior", observando que outras empresas privadas já demonstraram interesse em aderir à "revolução da tokenização", embora não tenha fornecido detalhes específicos.