Após recentes demissões em massa na Xbox, Raphael Colantonio, ex-presidente da Arkane Studios, manifestou suas críticas ao modelo de assinatura Xbox Game Pass, considerando-o "insustentável". O co-criador de títulos aclamados como Dishonored e Prey expressou sua opinião em uma postagem na plataforma X, questionando: "Por que ninguém está falando sobre o elefante na sala? Cough cough (Gamepass)."
Colantonio argumentou que o Game Pass é um modelo que tem causado danos à indústria ao longo da última década, sustentado pelo "dinheiro infinito" da Microsoft, e que a realidade deve eventualmente se impor. Segundo ele, o Game Pass não pode coexistir com outros modelos de negócios, podendo levar à eliminação de concorrentes ou ao próprio colapso do serviço. O fundador da WolfEye Studios também criticou a narrativa da Microsoft sobre o impacto do Game Pass nas vendas, apontando contradições nas afirmações da empresa.
Ele disse: "Os números não funcionam para a maioria das editoras e desenvolvedores, nem para a Xbox quando eles param de investir". Essas declarações rapidamente geraram debates, com outros especialistas da indústria como Michael "Cromwelp" Douse, diretor de publicação do estúdio Larian, compartilhando preocupações semelhantes. Douse ressaltou uma pergunta recorrente nas conversas: "O que acontece quando o dinheiro acaba?" e criticou a ideia do "dinheiro infinito".
Douse manifestou preferência pela estratégia da Sony, que adia o lançamento de serviços de assinatura para títulos de primeira linha, apontando que prefere a abordagem de "gestão cíclica" da empresa.
Em 2023, memorandos vazados revelaram quanto os editores estão sendo oferecidos para incluir seus jogos no Game Pass. De acordo com um relatório do The Gamer, a Xbox estava disposta a oferecer apenas US$ 5 milhões para incluir Baldur's Gate 3 no serviço, em contraste com os US$ 250 milhões oferecidos para Mortal Kombat 1 e US$ 300 milhões para Star Wars Jedi: Survivor. Até o momento, Baldur's Gate 3 não apareceu no Xbox Game Pass ou PlayStation Plus.
Por sua parte, a Microsoft não se manifestou sobre a lucratividade do Xbox Game Pass. Mesmo sendo um dos serviços de assinatura mais relevantes na área de jogos, a empresa não divulga dados financeiros detalhados sobre o Game Pass. No último relatório de ganhos, a Microsoft indicou um crescimento de 8% ano a ano nos conteúdos e serviços do Xbox, além de um aumento de 45% na receita do PC Game Pass. No entanto, os números de assinantes e a receita total do Game Pass não foram divulgados.