Uma comitiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) representou a Prefeitura de Maceió na 4ª oficina presencial do PlaNAU – Região Nordeste, realizada em Recife, Pernambuco, no dia 4 de agosto. Este evento é parte do processo de elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana, inserido no projeto Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR).
A equipe que participou do evento incluiu Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, Karine Gabriela, diretora de arborização urbana, e Rosivan Mendes, coordenador de arborização. A comitiva teve a oportunidade de debater estratégias e compartilhar experiências com representantes de outras prefeituras sobre arborização urbana.
"Essa troca é muito importante. Estamos ouvindo e contando nossas atividades e, com isso, estudando como melhorar o que já é feito em Maceió. O interessante é vermos as possibilidades citadas no evento, como o financiamento para a construção de viveiros, nos serviços de poda e supressão e até mesmo na aquisição de mudas de grande porte, assim como outras prefeituras do Nordeste vêm fazendo", afirmou Kedyna Tavares.
Os servidores também aproveitaram a chance de adquirir novos conhecimentos sobre o tema. Segundo Karine Gabriela, "enquanto servidores, fomos buscar informações e modelos para construir o novo Plano de Arborização de Maceió. Estamos caminhando para isso, fazendo com que nossa cidade fique cada vez mais verde com espécies nativas da nossa região".
Durante o evento, a comitiva de Maceió estabeleceu uma parceria com representantes do Ministério do Meio Ambiente de Brasília, visando colher inovações que possam ser aplicadas na capital alagoana.
"É uma grande chance de aprendizado e construção de algo que amplie a arborização na nossa cidade e região. Todos sabemos a importância das árvores para o meio ambiente e preservar, além de plantar cada vez mais, é algo positivo", concluiu Rosivan Mendes, coordenador de arborização da Alurb.