O Lançamento do R1S com Quad Motor
A Rivian, fabricante californiana de veículos elétricos, recentemente lançou sua nova linha de SUVs e caminhões com a poderosa configuração Quad Motor Gen 2. O R1S, modelo SUV, e o R1T, no formato de caminhão, são anunciados com mais de 1.000 cavalos de potência e 1.198 libras-pés de torque. As versões já estão disponíveis para compra, com preços a partir de $121,990 para o R1S e $115,990 para o R1T.
Experiência em Off-Road em Lake Tahoe
Para demonstrar a robustez do R1S e R1T, a Rivian convidou jornalistas para uma apresentação em South Lake Tahoe, Califórnia. Durante o evento, os participantes puderam testar os veículos em trilhas rochosas e terrenos acidentados, incluindo uma seção chamada "Grannie's Revenge", que é um trocadilho referenciando a famosa "Hell's Revenge" em Moab, Utah. RJ Scaringe, CEO da Rivian, comentou que, embora a potência impressionante seja uma vitória para a marca, ela pode ser desnecessária para a vida urbana diária de muitos condutores.
Facilidade de Condução com Tecnologia Avançada
Os veículos quad motor foram projetados para oferecer níveis excepcionais de controle, permitindo que mesmo motoristas inexperientes como eu possam enfrentar trilhas desafiadoras com facilidade. O engenheiro-chefe da Rivian, Luke Lynch, explicou que o controle de tração incrível possibilita ajustes milimétricos em cada roda, garantindo que os motoristas possam percorrer terrenos complicados sem estresse. "Quando o veículo detecta deslizamento, ele ajusta a velocidade de cada roda individualmente", relatou Lynch.
Novidade: Modo Kick Turn
Um dos recursos mais intrigantes do R1S é o modo kick turn, que permite fazer manobras extremamente apertadas. Esse recurso é ativado através de um mecanismo no console central que pede aos motoristas para pressionarem dois botões no volante e, ao mesmo tempo, acelerarem. Wassym Bensaid, engenheiro-chefe de software da Rivian, disse que este modo foi idealizado para facilitar manobras em terrenos off-road apertados. Para muitos motoristas em centros urbanos, como em San Francisco, a utilidade do kick turn pode ser questionável, mas sua eficácia em terrenos desafiadores é inegável.
Uma Introdução à Condução Off-Road
Embora eu tenha me sentido bastante deslocado, já que meu carro diário é um Mazda 3, a experiência no R1S foi transformadora. A jornada do evento destacou o potencial do quad motor e seus recursos únicos que, apesar de parecerem fantasia em um ambiente mais urbano, mostram que a Rivian está mudando as regras do jogo em termos de desempenho em off-road.
Resta saber como a Rivian vai equilibrar demanda por potência com a realidade do mercado de SUV e caminhões elétricos, onde cada vez mais consumidores buscam soluções adequadas para o dia a dia com eficiência e sustentabilidade.