STF Inicia Audiências para Investigar Trama Golpista
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início a uma série de audiências nesta semana para ouvir testemunhas chave em duas ações penais relacionadas à trama golpista. Entre os depoentes estão o tenente-coronel Mauro Cid, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Rodrigo Pacheco. As audiências têm como objetivo apurar as responsabilidades de núcleos acusados de gerenciar ações criminosas e disseminar desinformação.
Audiências com Testemunhas Acontecem ao Longo da Semana
As sessões se estenderão até a próxima semana, incluindo depoimentos de ex-comandantes militares e outras figuras ligadas ao caso, em um processo que visa esclarecer as ações de um grupo que, segundo denúncias, atuou para desestabilizar o ambiente político do país.
Depoimentos de Testemunhas da Defesa e Acusação
Iniciando os depoimentos nesta segunda-feira, Adiel Pereira Alcântara, ex-coordenador da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Clebson Ferreira de Paula Vieira, ex-analista de inteligência do Ministério da Justiça, foram indicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como testemunhas da acusação. Os dois já haviam sido ouvidos em maio, durante as audiências do núcleo 1. Eles fornecerão novos subsídios sobre os bloqueios realizados pela PRF no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Mauro Cid Como Informante
À tarde, Mauro Cid novamente será ouvido, agora na qualidade de informante, devido ao acordo de delação premiada que fez. Ele se destaca como um dos réus do núcleo 1 da investigação, acrescentando uma camada adicional de complexidade ao caso.
Ex-Comandantes e Outras Figuras Importantes Chamadas Para Depoimentos
Na terça-feira, ex-comandantes das Forças Armadas também prestarão novos esclarecimentos. Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) foram previamente ouvidos e agora sofrerão nova rodada de perguntas, desta vez a convite das defesas dos réus. Freire Gomes foi indicado por diversos réus, incluindo o ex-assessor presidencial Filipe Martins.
Expectativa em Relação à Audiência de Valdemar Costa Neto
Na mesma linha, Valdemar Costa Neto estará presente na terça-feira, indicado por Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, o qual foi contratado pelo PL para a supervisão das urnas eletrônicas. Outros nomes de relevância, como o ministro da Defesa, José Múcio, também terão suas audiências agendadas, com a expectativa de esclarecer ainda mais os laços entre os réus e suas respectivas ações nas eleições.
Contexto das Ações e Número de Réus
No total, 31 indivíduos são réus envolvidos na trama golpista. O núcleo inicial inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas, enquanto o segundo núcleo abrange Filipe Martins, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques e outros. O núcleo três tem como integrantes Estevam Theophilo, o policial federal Wladimir Soares e mais oito militares, enquanto o núcleo quatro é composto por Ailton Barros, Carlos Rocha e outros quatro indivíduos.