No cenário dinâmico da tecnologia, a Cognition anunciou a aquisição da Windsurf, uma startup de codificação em inteligência artificial, logo após a Google contratar seu CEO e executivos principais. A decisão da Cognition de adquirir a Windsurf, após dias de tumulto no setor, sugere a busca por sinergias que podem energizar ainda mais suas operações.
A aquisição foi confirmada enquanto a Windsurf enfrentava incertezas sobre seu futuro independente, especialmente após ter sua tecnologia licenciada pela Google. O CEO da Cognition declarou que todos os funcionários da Windsurf "serão bem cuidados" e se beneficiarão com a imediata vesting de suas ações.
Jeff Wang, CEO interino da Windsurf, destacou em uma publicação no LinkedIn que a aquisição pela Cognition representa um "encaixe perfeito", prometendo aos engenheiros da startup oportunidades para multiplicar a produtividade. Ele descreveu as últimas 72 horas como "a montanha-russa mais louca" de sua carreira, refletindo as intensas negociações.
Embora os termos do negócio não tenham sido divulgados, a Cognition, respaldada por investidores como Khosla Ventures e Founders Fund, havia levantado 175 milhões de dólares em um financiamento recente e foi avaliada em 4 bilhões de dólares, segundo informações da Bloomberg. Por outro lado, a Windsurf atraiu investimentos significativos de nomes como General Catalyst e Kleiner Perkins, totalizando mais de 200 milhões de dólares.
Antes dessa reviravolta, a OpenAI havia considerado a aquisição da Windsurf por 3 bilhões de dólares; no entanto, as negociações não avançaram devido a objeções do CEO da Windsurf em compartilhar propriedades intelectuais com a Microsoft.
A aquisição pela Cognition visa impulsionar o seu produto destinado a desenvolvedores de software de IA, conhecido como Devin. Durante a turbulência inicial em torno do anúncio, Wang brincou sobre a Anthropic, que havia restringido o acesso a alguns de seus modelos avançados logo após a notícia de que a OpenAI estava em negociações para comprar a Windsurf. "E, claro, somos amigos da Anthropic novamente", afirmou Wang, aludindo à volatilidade das relações no setor de tecnologia.