Em uma audaciosa decisão, Isreal Adeyanju, co-proprietário do Kọ Café, um charmoso café de origem africana em Nova Jersey, optou por comprar o prédio onde seu estabelecimento estava localizado. Este movimento estratégico não apenas assegurou o espaço para o café, mas também abriu novas oportunidades de receita, resultando em mais de R$ 100 mil em ganhos com aluguéis no Airbnb.
Isreal Adeyanju, de 32 anos, oferece uma variedade de produtos africanos em seu café, que inclui desde cafés e chás até deliciosos petiscos como samosas e tortas de carne nigerianas. A ideia de comprar o prédio surgiu em 2023, quando os proprietários decidiram colocar o imóvel à venda. Com a ajuda de um amigo, Samuel Osei-Afriyie, Adeyanju fez um investimento significativo rente a 85% da propriedade, enquanto investidores, incluindo o parceiro Nestment, detêm o restante.
A transação, fechada por R$ 740 mil, foi viabilizada através de um suporte co-patrocinado da Nestment, que facilitou o contato com investidores e empréstimos. Para financiar a compra, eles garantiram um empréstimo de cobertura de serviço da dívida (DSCR) no valor de R$ 555 mil, com uma parcela mensal de R$ 5.900. O sucesso financeiro do café também está atrelado às suas unidades residenciais, alugadas como Airbnbs desde 2024.
As unidades acima do café, que possuem três quartos e dois banheiros cada, oferecem uma experiência diferenciada para os hóspedes, com diárias variando entre R$ 700 e R$ 900. Inicialmente, as locações eram de curto prazo, mas a transição para estadias de médio prazo mostrou ser mais rentável, especialmente devido às novas regulamentações do Airbnb na área.
"Temos acolhido uma diversidade de hóspedes, desde estudantes universitários até famílias, muitos deles visitando a cidade para ajudar filhos a se estabelecerem em suas novas casas. Além do mais, eles aproveitam os descontos oferecidos em nosso café, criando uma experiência quase de bed and breakfast" disse Adeyanju.
A chave para o sucesso, segundo o empresário, está na confiança mútua quando se compra um imóvel em conjunto e na clareza dos objetivos pessoais de cada parceiro. Para gerenciar melhor as locações, Adeyanju assumiu a maior parte das responsabilidades, utilizando aplicativos e ferramentas de IA para simplificar a comunicação com os hóspedes e incriminar a operação do negócio.
Possuindo cinco propriedades, Adeyanju considera que a compra do prédio é seu maior ativo até agora e planeja explorar ainda mais o investimento em conjunto. Além de garantir a segurança financeira do café, a propriedade está criando uma plataforma para eventos comunitários que variam de noites de microfone aberto a workshops de tecnologia, ampliando a visão de inclusão e convivência que os fundadores tinham para o Kọ Café e sua nova propriedade.