Desgaste de Canos Causa Crateras em Bauru
Um desgaste significativo da tubulação de metal subterrânea levou à formação de buracos na rua Rodrigo Romeiro, em Bauru (SP), que engoliram dois carros em questão de dias. O incidente ocorreu nas quadras 5 e 6, resultando na interdição temporária da via e na necessidade de intervenções urgentes por parte do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Intervenção Rápida do DAE
De acordo com o diretor de Divisão Técnica do DAE, Alex Guardevi Gerolano, o material danificado foi substituído por juntas de PVC na quarta-feira (23). O reparo foi executado após o abastecimento de água na região ser interrompido devido ao vazamento originado pela tubulação de 50 milímetros, que apresentou sinais de desgaste. Gerolano explicou que "houve desgaste do material, que ainda é de ferro. Foi feito o reparo da junta com PVC".
Incidentes em Dias Consecutivos
O primeiro incidente foi registrado na noite de domingo (20), quando um carro de luxo estacionado em frente a um prédio residencial foi engolido por uma cratera formada pelo afundamento do asfalto. Dois dias depois, na manhã de terça-feira (22), uma equipe da TV TEM flagrou o momento em que o asfalto cedeu e um veículo foi arrastado para dentro da cratera. Apesar da situação alarmante, ninguém ficou ferido em nenhum dos episódios.
Medidas de Segurança e Fiscalização
O DAE intensificou a fiscalização na área para evitar novos incidentes semelhantes. As equipes estão monitorando outros trechos da rua Rodrigo Romeiro que possam estar sob risco, dada a fragilidade da infraestrutura. Além disso, o DAE informou que restabeleceu o abastecimento de água na noite de terça (22), logo após a realização dos reparos necessários.
Pavimentação Futura Aguardada
Após a finalização dos reparos tubulares, a próxima etapa será a recomposição do solo onde o asfalto cedeu. Entretanto, ainda não há previsão para o início da nova pavimentação, conforme informado pelo técnico do DAE. Por sua vez, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) garantiu que o vazamento da adutora não apresenta risco para outras residências na região.