O Governo de Pernambuco, em parceria com os Correios, lançou um selo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento ocorreu na última quinta-feira (5), contando com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva, e da governadora Raquel Lyra.
O selo destaca o girassol, que simboliza a luta contra a violência sexual infantojuvenil, juntamente com elementos da bandeira de Pernambuco. Esta ação visa ampliar a sensibilização sobre a importância de enfrentar essa problemática, marcando um passo significativo na mobilização da sociedade e das autoridades em defesa dos direitos das crianças.
A governadora Raquel Lyra sublinhou a importância de integrar esforços entre diversas secretarias e parceiros para expandir a campanha. "Como poder público, temos o dever de enfrentar esse problema. Estamos articulando ações com as Secretarias da Criança e Juventude e da Educação para levar essa discussão às escolas", afirmou ela. A governadora ressaltou a necessidade de romper o silêncio e promover uma sociedade mais justa para as crianças.
O selo, que ficará exposto em um museu e está disponível para compra nas agências dos Correios e online, é uma ferramenta de conscientização. Fabiano Silva enfatizou que a intenção é criar um movimento nacional de sensibilização contra a violência e a exploração infantil. "Rodas de conversa, ações educativas e formações para professores e alunos estão entre as estratégias planejadas para fortalecer a cultura de prevenção e identificação precoce de casos de violência", explicou.
A secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, também acrescentou que o selo visa informar e sensibilizar a população não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil. A presença do superintendente dos Correios de Pernambuco, Ricardo Santos, e de outros representantes da estatal, evidenciou a importância da união de esforços para combater essa grave violação de direitos.
Crédito: Yacy Ribeiro/ Secom