Bonde de Santos ganha trajeto ampliado
A tradicional linha turística de bondes de Santos, localizada no litoral de São Paulo, passará a ter um trajeto ampliado a partir deste sábado (26). As viagens serão dobradas em duração, passando de 15 minutos para 30 minutos, e incluirão duas novas paradas nas localizações da Praça Mauá e do Outeiro de Santa Catarina.
Após uma manutenção corretiva nos trilhos realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), o percurso retorna à atividade com melhorias significativas. O novo trecho adicional de 1,5 km passa pela Praça Barão do Rio Branco, Rua Constituição, e Rua General Câmara até a nova parada na Praça Mauá. Com essa expansão, os passageiros poderão desembarcar e embarcar em outros bondes, desde que haja assentos disponíveis.
Recepção do público e dados de passageiros
De acordo com a Prefeitura de Santos, a demanda pelo passeio de bondes tem crescido de forma expressiva. Entre janeiro e junho deste ano, 60,5 mil pessoas utilizaram os veículos históricos, representando um aumento de 35% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 44,8 mil visitantes foram contabilizados.
Os bondes de Santos, que fazem parte do Museu Vivo dos Bondes, são um dos raros no mundo com operação ativa e são administrados pela CET-Santos, que também cuida da manutenção e restauração dos veículos. O preço do ingresso é de R$ 7, com tarifa reduzida de R$ 3,50 para estudantes, pessoas com mais de 60 anos, professores e pessoas com deficiência, enquanto crianças de até 5 anos que não ocupem um assento não pagam.
Manutenção e valorização do patrimônio histórico
A CET-Santos destaca que a manutenção realizada nos trilhos do bonde não apenas assegura a segurança dos passageiros, mas também enriquece o valor histórico do passeio, que agora oferece uma experiência ainda mais abrangente aos visitantes.
"O serviço de manutenção possibilitou a volta da circulação dos bondes elétricos, garantindo não só segurança, mas um trajeto mais completo e informativo sobre a história da cidade", afirmou o responsável pela CET-Santos.
Onde adquirir ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do Museu Pelé, situado no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, no bairro Valongo. Com essa nova estrutura e facilidades de acesso, a expectativa é que ainda mais turistas possam conhecer a rica história e a beleza de Santos através de seus icônicos bondes.