Frigidaire Anuncia Recall de Mini-Refrigeradores
A fabricante Frigidaire iniciou um recall de mais de 600 mil mini-refrigeradores após relatos de falhas elétricas que resultaram em incêndios, conforme anunciou a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor dos Estados Unidos (CPSC). Até o momento, os danos totais gerados por esses aparelhos já ultrapassaram $700 mil.
Orientações aos Consumidores
A CPSC alerta os consumidores para que 2imediatamente3 cessem o uso dos refrigeradores afetados e sigam as orientações para receber o reembolso acessando o site www.recallrtr.com/minifridge. Os consumidores devem desligar o aparelho, cortar o cabo de energia e marcar a palavra 'Recall' com um marcador permanente na porta frontal do mini-refrigerador antes de descartá-lo conforme as regulamentações locais e estaduais.
Vendas e Preços dos Mini-Refrigeradores
Os aparelhos em questão foram vendidos em lojas físicas como Walmart e também online em Walmart.com e Amazon.com entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023. Disponíveis em diversas cores, os mini-refrigeradores custavam entre $36 e $40, sendo oferecidos em tamanhos com capacidade para 6 e 9 latas.
Relatos de Danos e Ferimentos
A Curtis International, empresa responsável pela distribuição, já recebeu pelo menos 26 relatos de incidências envolvendo os refrigeradores, incluindo casos de fumaça, faíscas, queimaduras e mesmo incêndios. Além dos danos materiais, duas pessoas relataram ferimentos por inalação de fumaça.
Modelos Afetados e Informações Adicionais
Os modelos afetados incluem: EFMIS129 (entre A2001 e A2308), EFMIS137 (entre A2001 e A2312), EFMIS149 (entre A2001 e A2308), e EFMIS175 (entre A2001 e A2310). Modelos com final "-B" ou "-C" do EFMIS129 não estão inclusos no recall.
Contato e Futuras Precauções
Fabicados na China e com um apelo estético 2retro3, como algo dos anos 60, esses refrigeradores ainda podem ser encontrados no site da Frigidaire em uma versão que não apresenta esses riscos. Vale lembrar que as falhas em eletrônicos têm gerado problemas significativos, como demostrado por outro recall recente de scooters elétricos da Transpro, os quais causaram $200 mil em danos devido a incêndios relacionados à bateria. Para mais informações sobre o recall, os consumidores podem contatar a Curtis International pelo telefone gratuito 888-727-0198, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, ou pelo e-mail que se encontra no site da CPSC.