Uma iniciativa para aproximar estudantes e a comunidade das práticas de saneamento foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba Grande. Vinte jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atuam em empresas da região, visitaram a unidade em uma ação promovida pela Prolagos, parte do projeto Portas Abertas.
Durante a visita, os participantes tiveram acesso a informações sobre o funcionamento do tratamento de esgoto e os benefícios do saneamento para a saúde pública e o meio ambiente. A coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo, afirmou: “Estimular a formação de jovens talentos é uma forma de contribuir com a construção de legados positivos e duradouros. Investir nesse desenvolvimento é parte do nosso compromisso com a responsabilidade social e o futuro das nossas comunidades”.
Os jovens aprenderam sobre os processos operacionais da ETE e tiveram a chance de conversar com técnicos, esclarecendo dúvidas sobre carreira e sustentabilidade. Safira, Jovem Aprendiz do CIEE, comentou: “Foi uma visita muito enriquecedora pra gente, como Jovem Aprendiz e também como cidadão. Contribuiu muito para a nossa vida, principalmente na área de trabalho”.
A Prolagos mantém um programa de Jovens Aprendizes com 16 participantes em diversas áreas. O projeto Pioneiros, uma das iniciativas da empresa, capacita jovens em saneamento e cidadania e oferece uma vaga para estágio ao final. Manuela Costa, que participou do Pioneiros, destacou a importância da experiência: “Está sendo uma experiência incrível. É cada experiência única, conhecer cada processo, cada detalhe”.
Além de Iguaba Grande, os aprendizes também visitaram a sede da Prolagos em São Pedro da Aldeia, onde conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO). Esse setor é responsável por monitorar e controlar os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto da concessionária.
A visita ainda incluiu um encontro com ex-jovens aprendizes, onde Caroline Antunes, agora atuando no setor Jurídico, compartilhou sua trajetória: “Falar sobre o Programa de Aprendizagem é sempre muito emocionante. Desejo que outros jovens enxerguem esse mundo sem limites e que, com intencionalidade, esforço e coragem, é possível ir além do que se imagina”.
Com a proposta de promover transparência e conhecimento técnico, o projeto Portas Abertas já recebeu alunos de escolas e instituições públicas da região, reafirmando a importância do saneamento básico na formação profissional e cidadã dos jovens.