Declínio na Satisfação dos Usuários
Uma nova pesquisa da ViaMobilidade, realizada em abril deste ano, revelou uma queda significativa na satisfação dos passageiros da Linha 9-Esmeralda. O índice geral de satisfação despencou para 53 pontos, quatro a menos que na pesquisa anterior e abaixo do mínimo exigido em contrato de concessão, que é de 57 pontos.
Aspectos Críticos da Avaliação
Os passageiros expressaram insatisfação em diversos quesitos, como conforto, segurança, confiabilidade e condições de embarque, sendo a acessibilidade o aspecto com a pior avaliação. O estudante Felipe Longuinho, cadeirante, relatou as dificuldades enfrentadas para embarcar, dependendo de um agente de segurança para acessar o trem.
Problemas Estruturais e Operacionais
Além das queixas sobre acessibilidade, os usuários também enfrentam problemas estruturais nas estações. Na Estação Berrini, por exemplo, um elevador está fora de funcionamento há aproximadamente um ano, obrigando passageiros com mobilidade reduzida a enfrentar escadas. A ViaMobilidade, responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, já está ciente dos problemas e afirma ter investido cerca de R$ 4 bilhões em melhorias.
Expectativas e Comparações
Apesar do cenário preocupante na Linha 9-Esmeralda, a ViaMobilidade afirma que 60% de seus clientes avaliaram o serviço como bom ou muito bom. "Percebemos que, com o uso, surgem novas necessidades. Os investimentos que já foram feitos e os que virão devem surtir efeito", declarou André Costa, diretor das Linhas 8 e 9.
Melhoras na Linha 8-Diamante
Contrapondo a realidade da Linha 9-Esmeralda, a Linha 8-Diamante apresentou avanços em todos os indicadores, atingindo 62,9 pontos, embora ainda abaixo do mínimo contratual de 70 pontos. A pesquisa destacou melhorias na comunicação com os passageiros e na operação do ar-condicionado.
Toma Mais Medidas
Em resposta aos problemas encontrados, a ViaMobilidade anunciou a compra de um novo motor para o elevador da Estação Berrini, prevendo que o equipamento estará em funcionamento até o fim da próxima semana. Por sua vez, o governo estadual fez mudanças administrativas na supervisão da concessão.
Sobre a ViaMobilidade
A ViaMobilidade, consórcio formado pela CCR e a Ruas Invest Participações, venceu o primeiro leilão de transporte sob trens em São Paulo em abril de 2021, oferecendo R$ 980 milhões de outorga fixa. A empresa é responsável por duas linhas com um total de 79 quilômetros e 43 estações, transportando 1,1 milhão de passageiros diariamente, o que representa 35% do total de usuários da CPTM.