Detecção Precoce de Câncer de Cólon em Jovens
A detecção precoce de câncer de cólon entre pessoas com menos de 50 anos está se tornando uma realidade animadora nos Estados Unidos. Dados recentes revelam que o aumento nas taxas de triagem para colonoscopia entre jovens de 45 a 49 anos resultou em um crescimento significativo nos diagnósticos de câncer em estágio inicial e tratável.
Contexto Alarmante do Câncer de Cólon
Nos últimos anos, as taxas de câncer de cólon cresceram entre os mais jovens. Para combater essa tendência alarmante, em 2018, a American Cancer Society (ACS) recomendou que a triagem para câncer de cólon começasse aos 45 anos. Essa mudança nas diretrizes foi fundamental para incentivar a realização de exames nessa faixa etária.
Impacto das Novas Recomendações
O impacto dessa mudança é visível. Um estudo recente publicado na revista JAMA mostra que, após a implementação das novas diretrizes, a detecção de câncer de cólon em estágio inicial aumentou de forma expressiva. O número de diagnósticos na faixa etária de 45 a 49 anos cresceu cerca de 12% anualmente entre 2019 e 2022, em comparação a um aumento de apenas 1% por ano antes das novas orientações.
Resultados da Triagem
Em 2019, apenas 21% dos adultos entre 45 e 49 anos tinham realizado algum tipo de triagem para câncer de cólon. No entanto, em 2023, esse número subiu para mais de 33%. A maioria dos novos diagnósticos foi de tumores em estágios locais, ou seja, identificados antes de se espalharem para outras partes do corpo. "Vidas estão sendo salvas", afirma Rebecca Siegel, epidemiologista do câncer e diretora de pesquisa na ACS.
Sinais de Alerta e Aconselhamento Médico
É vital que os jovens estejam cientes dos sinais de alerta para câncer de cólon, como dor abdominal persistente e sangramento retal. Embora menos de 40% das pessoas abaixo de 50 anos façam triagens, muitos não o fazem por falta de informações ou recursos. Testes domiciliares, como o FIT, são acessíveis e práticos, permitindo que pessoas realizem a triagem sem precisar ir a um consultório.
Definindo Quem Deve Fazer Testes
Embora a maioria das pessoas abaixo de 45 anos não necessite de triagem, há grupos que devem conversar com seus médicos a respeito: aqueles com histórico familiar de câncer colorretal e pessoas que apresentem sintomas preocupantes, como sangramento retal e alterações nos hábitos intestinais. Siegel aconselha que os pacientes que apresentarem sintomas persistentes busquem uma segunda opinião. "Se você tiver esses sintomas e seu médico não agir, siga em frente. Seja seu próprio defensor", conclui Siegel.