O brasileiro Hugo Calderano fez história no mundo do tênis de mesa ao conquistar neste domingo (3) o título de campeão do WTT Contender, realizado em Foz do Iguaçu. Ele se tornou o primeiro mesa-tenista não asiático a vencer três etapas seguidas do mundial da categoria.
Aos 29 anos, o atleta, que ocupa a terceira posição no ranking mundial, está tendo uma das melhores temporadas de sua carreira. Em uma final eletrizante, Calderano enfrentou o alemão Benedikt Duda, 12º do mundo, e saiu vitorioso com o apertado placar de 4 sets a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/9.
Com um desempenho excepcional em 2025, Calderano chegou a Foz do Iguaçu em alta após conquistar títulos em Buenos Aires (julho) e na Eslovênia (junho), onde se sagrou bicampeão. Com a vitória neste último torneio no Brasil, ele alcançou o 26º triunfo consecutivo este ano e jaz a seu nome o décimo título de simples na carreira.
Para atingir a final, o brasileiro eliminou na semifinal o sul-coreano Junsung, vencendo pela contagem de 3 sets a 0. Em sua estreia em Foz do Iguaçu, Calderano derrotou o também alemão Wim Verdonschot, com um resultado de 3 sets a 1.
Essa vitória em solo brasileiro rendeu a Calderano 600 pontos no ranking mundial, além de uma premiação de aproximadamente R$ 94 mil. O próximo desafio do atleta será no Grand Smash da Suécia, na cidade de Malmo, que terá início no dia 14 de agosto. Até o final de 2025, o mesa-tenista ainda competirá em outros Grand Smashes na China, três Champions, o Pan-Americano e possivelmente o Finals.