Iniciativa de Conscientização Contra a Violência Infantil
Um novo passo na luta contra o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes foi dado nesta quinta-feira (5), com o lançamento do Selo de Combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação, realizada pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva, e pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tem como principal objetivo mobilizar a sociedade e o poder público em torno da proteção dos direitos infantojuvenis.
Design e Simbolismo do Selo
O selo traz o girassol, símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil, e elementos da bandeira de Pernambuco, destacando sua relevância nacional. Além de marcar uma importante mobilização, o selo servirá como uma ferramenta de conscientização sobre a exploração sexual, problemática inaceitável na sociedade brasileira.
Ações Educativas e Planejamento Transversal
A governadora Raquel Lyra destacou que ações transversais estão sendo planejadas entre diversas secretarias estaduais, incluindo as de Criança e Juventude e Educação, para abordar esse tema nas escolas. "Precisamos romper o silêncio e garantir uma sociedade mais justa e saudável para nossas crianças", enfatizou.
Circulação e Disponibilidade do Selo
Fabiano Silva, presidente dos Correios, reforçou a intenção de que o selo tenha circulação nacional e ficará exposto em museus, além de estar disponível para compra online e nas agências dos Correios. Sua divulgação é parte de uma ampla campanha de sensibilização contra a violência e exploração infantil, que incluirá rodas de conversas e formações voltadas a professores e alunos.
Objetivos da Campanha
A secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, destacou a importância da iniciativa, que tem como foco informar e ampliar o alcance da mensagem de enfrentamento à violação dos direitos das crianças e adolescentes. "Queremos que essa mensagem ecoe não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil", afirmou.
O evento de lançamento contou também com a presença da vice-governadora Priscila Krause, do superintendente dos Correios de Pernambuco, Ricardo Santos, e de outros representantes da estatal, todos alinhados à causa de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.