Tragédia em São José do Rio Preto
Kauã Hummel, um menino de apenas 10 anos, faleceu no último domingo (3) após ser picado por um escorpião em um terreno no bairro Vila Toninho, em São José do Rio Preto, SP. O incidente ocorreu na última sexta-feira (1º), enquanto ele brincava em uma quadra local. A avó do garoto, Stefanie Caroline Alves de Lima, compartilhou que seu filho sonhava em se tornar jogador de futebol e frequentemente jogava bola naquelas proximidades.
Atendimento e Transferência de Emergência
Após a picada, a situação de Kauã se agravou rapidamente. Ele foi levado ao pronto-socorro da Vila Toninho, onde recebeu anestesia, mas a unidade não possuía o soro antiescorpiônico. “Ele chegou em casa chorando e com dor na mão, não conseguia explicar o que tinha acontecido”, lembra a mãe. A equipe médica teve que transferir o menino para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), onde ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Falta de Soro Antiescorpiônico
Stefanie destacou a falta do soro no pronto-socorro, afirmando que, se estivesse disponível, seu filho talvez ainda estivesse vivo. “O que eu acho que devia ter lá é o soro para um adulto, uma criança... Se tivesse, meu filho estaria vivo hoje e não estaria no caixão”, lamentou. O HCM informou que, apesar de seguir todos os protocolos de atendimento, foi necessária a estabilização e o suporte hemodinâmico, mas Kauã não resistiu.
Pesquisa Sobre Escorpiões na Região
A morte de Kauã suscitou um alerta sobre a presença de escorpiões na região. Moradores relatam que já encontraram diversos desses animais, e a aposentada Vilma Maria confirmou que a filha dela já coletou mais de 30 escorpiões no bairro. “Nós temos muito medo”, comentou Vilma, que expressou preocupação com a segurança de suas netas no local.
Resposta das Autoridades
Em resposta ao aumento dos casos de picadas, a Secretaria de Serviços Gerais da cidade informou que uma equipe será enviada para inspecionar a área onde Kauã foi picado. Além disso, enfatizou que tem intensificado as operações de limpeza e manutenção dos terrenos públicos na cidade. A Secretária de Saúde de Rio Preto confirmou que a morte do menino está sob investigação.
Adeus a Kauã
O funeral de Kauã ocorreu nesta segunda-feira (4), e sua perda deixou uma marca na comunidade local, que se une para pedir maior atenção e medidas efetivas para prevenir que tragédias como essa não se repitam. “É uma situação que pode ser evitada com mais recursos e cuidados”, concluiu Stefanie.