Transformando Tardes em Aprendizado e Inclusão
Em um passo significativo para a educação pública em Maceió, o projeto Contraturno Campeão foi oficialmente lançado em julho e já atende mais de 240 estudantes de escolas municipais no bairro do Jacintinho. Com uma previsão de alcançar quase mil crianças em unidades de ensino de toda a cidade, a iniciativa resulta de uma colaboração entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Esporte (Semesp).
Benefícios da Prática Esportiva
As atividades oferecidas, como futebol, vôlei, handebol e basquete, não apenas promovem exercícios físicos, mas também contribuem para o fortalecimento da autoestima e novas perspectivas na vida dos jovens. Jandelúcia Cândido, mãe do aluno Davi Gabriel, do 4º ano da Escola Municipal Arnon Afonso Farias De Melo, expressou sua esperança em relação ao projeto: "Espero que seja um projeto duradouro, que traga desenvolvimento social e físico para ele. Isso vai trazer outras formas para ele interagir através do esporte."
Animação e Expectativas dos Alunos
Davi, demonstrando grande expectativa, revelou que estava ansioso para o início das aulas e animado para jogar futebol, sua modalidade favorita. Para muitos estudantes, esta é uma oportunidade de se afastar da tela do celular e se envolver em atividades mais saudáveis no contraturno.
Impacto na Educação Integral
A coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel, destacou a importância do projeto para escolas de Educação Integral da cidade. “Esse projeto visa atender aos estudantes da região com aulas que ajudam a dinamizar o esporte e a educação”, ressaltou, anunciando que as escolas Arnon de Melo e Padre Pinho serão as primeiras beneficiadas, com planos de expansão para instituições no Trapiche da Barra.
Formação Cidadã e Descobrindo Talentos
Claudiane ainda reforçou que a iniciação esportiva tem como objetivo não apenas retirar os jovens da vulnerabilidade social, mas também descobrir e desenvolver novos talentos. “O esporte realmente atrai o estudante e potencializa a aprendizagem”, comentou, complementando que programas pedagógicos em diversas áreas também estão inclusos no tempo integral.
Opinião da Comunidade Escolar
Alessandra Viana de Oliveira, diretora da Escola Municipal Arnon Melo, fez questão de ressaltar a importância do projeto, aplaudindo a realização do Contraturno Campeão: “É uma realização iniciarmos este projeto aqui, pois sabemos como o esporte é vital para o desenvolvimento das crianças.” Aneli Cavalcante, mãe de duas alunas, também compartilhou sua alegria: "Estou muito feliz com as meninas participando dessa oportunidade única de desenvolvimento físico e emocional." Izabelly, uma das alunas, expressou sua empolgação: "Quando soube que ia ter um lugar de esporte, achei muito legal, porque nos traz vários benefícios."