Elon Musk abriu um novo capítulo em sua batalha com a Big Tech, desta vez direcionando suas críticas à Apple. Na noite de segunda-feira, o CEO da Tesla e da SpaceX acusou a gigante da tecnologia de violar as leis antitruste, alegando que as políticas da App Store colocam seu chatbot de inteligência artificial, Grok, desenvolvido pela xAI, em desvantagem em relação a rivais como o ChatGPT, da OpenAI.
"A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, chegar ao primeiro lugar na App Store, o que constitui uma violação antitruste inequívoca," postou Musk em sua conta no X (antigo Twitter). "A xAI tomará ações legais imediatas."
Embora Musk não tenha detalhado sua estratégia legal ou confirmado se já existe um processo em andamento, seu ataque público começou mais cedo, como se estivesse preparando um caso. "Ei, @Apple App Store, por que você se recusa a colocar o 𝕏 ou o Grok na sua seção 'Must Have', quando o 𝕏 é o aplicativo de notícias número 1 do mundo e o Grok está em quinto lugar entre todos os aplicativos?" questionou em outra postagem. "Você está jogando política? O que está acontecendo? Mentes curiosas querem saber."
Uma verificação rápida feita pela Gizmodo constatou que o ChatGPT é atualmente o aplicativo gratuito número 1 na App Store do iOS dos EUA e o único chatbot de IA destacado na seção de "Aplicativos Imprescindíveis" da Apple. Musk vê isso como uma evidência de viés e associa à ligação mais profunda da Apple com a OpenAI. "E por que o ChatGPT está literalmente em todas as listas onde você tem controle editorial?" acrescentou em outra postagem.
A Apple e a OpenAI anunciaram uma parceria em junho de 2024 para integrar o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs através da Siri e de ferramentas de redação do sistema. O acordo deu ao chatbot da OpenAI uma visibilidade sem precedentes e acesso direto a centenas de milhões de usuários da Apple.
Musk, que co-fundou a OpenAI em 2015, mas saiu da empresa três anos depois devido a desentendimentos, tornou-se desde então um de seus críticos mais ferrenhos. Sua empresa de IA, a xAI, lançou o Grok no final de 2023, apresentando-o como uma alternativa " ousada" aos chatbots convencionais. O Grok está integrado diretamente ao X, a plataforma social adquirida por Musk em 2022.
Esse conflito com a Apple acrescenta à lista crescente de batalhas de Musk relacionadas à IA, incluindo processos judiciais, disputas públicas com ex-aliados e frequentes alegações de que os concorrentes são politicamente tendenciosos.
Um Novo Campo de Batalha Antitruste
A ameaça de Musk marca o início de um que pode se tornar uma nova grande batalha antitruste. A Apple já enfrentou um intenso escrutínio e processos de desenvolvedores como a Epic Games, além de reguladores nos EUA e na Europa, que argumentam que seu controle rígido sobre a App Store equivale a um monopólio ilegal. Agora, Musk está reaproveitando esses mesmos argumentos para a era da IA.
Sua reclamação ataca o cerne do poder da App Store da Apple: a capacidade de consagrar vencedores e enterrar rivais através da curadoria e promoção editorial. Para uma emergente como a xAI, ser deixada de lado enquanto um concorrente desfruta de um espaço privilegiado pode ser fatal. Na visão de Musk, a promoção do ChatGPT pela Apple faz parte de uma relação potencialmente anti-competitiva com a OpenAI.
A Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Gizmodo.
Considerações Finais
Essa é uma jogada clássica de Musk. Ele já fez isso antes, gritando alto o suficiente, agindo como um bully, e forçando seu rival a sentar-se à mesa. Agora, a questão é se a Apple cairá na provocação ou chamará sua bluff.