A população brasileira ganha uma nova ferramenta de conscientização contra a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes com o lançamento do Selo de Combate ao Abuso e Violência Sexual, promovido pelo Governo de Pernambuco e pelos Correios, nesta quinta-feira (5). O evento contou com a presença de autoridades como a governadora Raquel Lyra e o presidente dos Correios, Fabiano Silva.
O selo, que traz o girassol - símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil - e elementos da bandeira de Pernambuco, visa mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de denunciar violações de direitos. "Este selo é um registro histórico e uma ferramenta de conscientização. Temos o dever de enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes", declarou a governadora durante o evento.
A governadora também apontou que diversas secretarias estaduais estão alinhadas para desenvolver ações complementares à campanha, incluindo iniciativas nas escolas. "Precisamos romper o silêncio e garantir uma sociedade mais justa e saudável para nossas crianças", acrescentou Raquel Lyra.
Fabiano Silva, presidente dos Correios, ressaltou que o selo terá circulação em todo o Brasil e será uma oportunidade para movimentar a conscientização sobre a temática. "Queremos criar um movimento de sensibilização sobre o combate à violência e exploração infantil", declarou. O selo estará disponível para compra em agências dos Correios e online, além de ser exposto em um museu.
Além dos líderes citados, outros representantes da administração pública e da estatal também marcaram presença no lançamento. A secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, complementou que ações educativas, rodas de conversa e formações serão realizadas para fortalecer a cultura de prevenção e identificação de casos de violência.
Esse movimento busca não apenas atingir o estado de Pernambuco, mas se expandir por todo o território nacional, garantindo que a mensagem de enfrentamento às violações de direitos alcance um público mais amplo.