Alta de Saques em Dinheiro na Rússia
Com o aumento dos cortes de internet em várias regiões da Rússia, incluindo Moscovo, os cidadãos estão cada vez mais optando por sacar dinheiro. A interrupção nas conexões de internet, que afeta pagamentos eletrônicos e serviços essenciais, tem levado os russos a retirar valores em dinheiro dos bancos. Segundo o banco central da Rússia, em junho, a quantidade de dinheiro em circulação aumentou em aproximadamente 200 bilhões de rublos, equivalente a 2,5 bilhões de dólares. Essa tendência se repetiu em julho, refletindo uma demanda que, segundo os especialistas, é ligeiramente superior à dos anos anteriores.
Motivos por trás da mudança para o uso de dinheiro
As quedas na internet estão sendo vistas como medidas de segurança contra os ataques de drones da Ucrânia. Essas interrupções estão dificultando mobile payments, aplicativos de mensagens e plataformas de entrega, mostrando um impacto considerável na economia local. O deputado russo Vladimir Gutenev reafirmou a necessidade de a população possuir dinheiro em espécie, afirmando que não se deve viver exclusivamente na comodidade das grandes cidades.
Impacto nas Operações Comerciais
As interrupções têm crescido drasticamente, saltando de 69 incidents em maio para 662 em junho e 2.099 em julho, conforme relatado por um grupo de monitoramento independente. Especialistas em direitos humanos, como Anastasiia Kruope, observam que muitos russos estão optando por se inscrever em serviços de internet banda larga, em vez de depender da conexão móvel, para evitar transtornos. Apesar de algumas lojas que utilizam WiFi conseguirem processar pagamentos, pequenas empresas enfrentam maiores dificuldades por não contarem com a mesma infraestrutura.
Desafios para o Setor de Serviços
Taxistas em algumas cidades já se veem obrigados a estacionar em locais com WiFi disponível para buscar seus clientes e baixar as rotas antecipadamente. Essas dificuldades têm se tornado problemas recorrentes entre os prestadores de serviços que dependem da internet móvel.
O Futuro da Internet na Rússia
A Rússia vem desenvolvendo planos para um "internet soberano", que permitiria ao governo desconectar o país da web global e controlar o acesso online. As interrupções começaram durante as celebrações do Dia da Vitória em maio, seguidas por ataques de drones realizados pela Ucrânia. Natalia Krapiva, conselheira jurídica de tecnologia na Access Now, ressaltou que as intenções futuras dos cortes de internet são incertas, mas que a crescente censura e controle desde a invasão em larga escala da Ucrânia em 2022 estão colocando em risco a economia digital do país e a competitividade do setor de fintechs.
Krapiva ainda destaca que a combinação de sanções, fuga de cérebros e políticas de isolamento tecnológico afetam negativamente os negócios russos e a economia como um todo.