Os usuários da plataforma Steam podem precisar mudar seus métodos de pagamento, especialmente aqueles que costumavam utilizar o PayPal. Recentemente, a Steam confirmou que os bancos afiliados ao PayPal encerraram o processamento de pagamentos na loja de jogos para PC. Em uma atualização no FAQ de suporte da Steam, a empresa informou que transações via PayPal agora são aceitas apenas em seis moedas específicas: Euro, Dólar Canadense, Libra Esterlina, Iene Japonês, Dólar Australiano e Dólar Estadunidense.
A maioria dos usuários da Steam, em todo o mundo, não consegue mais realizar transações utilizando o PayPal. Uma declaração oficial na seção de problemas de compras do suporte confirma: "No início de julho de 2025, o PayPal notificou a Valve sobre a rescisão imediata do banco adquirente para transações em determinadas moedas relacionadas à Steam, encerrando assim o processamento de compras nessa plataforma." O comunicado menciona que as compras feitas com PayPal em moedas diferentes de EUR, CAD, GBP, JPY, AUD e USD foram afetadas, e a Valve espera oferecer o PayPal novamente para essas moedas no futuro, embora sem um prazo definido. Além disso, estão sendo avaliadas outras opções de pagamento para atender os clientes impactados por essa mudança.
O comunicado também aconselha: "Enquanto isso, utilizem outros métodos de pagamento disponíveis no checkout. Se você não puder usar nenhuma das opções atuais, considere adicionar fundos à sua conta usando um código de Steam Wallet." Com apenas seis moedas suportadas, a grande maioria dos usuários está excluída do uso do PayPal como forma de pagamento. Embora a Valve não tenha fornecido uma justificativa oficial para a rescisão do processamento, é possível que o problema esteja vinculado a dificuldades que a empresa enfrenta com pagamentos através de Visa e Mastercard.
Neste contexto, a Steam recentemente começou a remover certos jogos da plataforma, sob pressão de processadores de pagamento como Visa e Mastercard. A situação também afetou a Itch.io, que teve que lidar com as consequências de uma campanha contra jogos com conteúdo NSFW promovida pela organização australiana Collective Shout. Esse grupo levantou preocupações sobre a presença de conteúdo adulto nos jogos, levando os processadores de pagamento a exercer pressão sobre as lojas de jogos. O que causa estranhamento é que essas seis moedas permaneceram intactas na Steam, mas isso pode mudar em breve. Por ora, os usuários do PayPal na plataforma precisarão buscar métodos alternativos para realizar suas compras.