Fernando Scherer, o Xuxa, fala sobre sua luta emocional
Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, compartilhou em uma recente participação no programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães na TV Brasil, momentos desafiadores de sua vida. Durante a entrevista, exibida na noite da última terça-feira (13), o ex-nadador relembrou o início de sua depressão, que teve início nos anos 1990 e se estendeu aos anos 2000.
O impacto da depressão na vida de um atleta
Em seu relato, Xuxa mencionou que os sinais de sua depressão provavelmente remontam a antes de sua aposentadoria das competições de natação. Ele admite que a alegria de nadar havia desaparecido e que ele buscava escapar de sua rotina através da bebida, sexo e pornografia. "A depressão foi o start. Nadava por nadar e aí eu me atolava em outras fugas", revelou.
Estratégias de evasão e suas consequências
Embora tenha utilizado a bebida como um meio de fuga, Xuxa esclareceu que isso não ocorria diariamente. Ele descreveu suas escapadas, geralmente em sábados à tarde, como um método de aliviar o estresse acumulado durante a semana. Xuxa, portanto, se permitia um momento de se embriagar em casa, após o qual frequentemente se recolhia para o descanso no domingo.
Mudanças de hábitos e reflexões pessoais
Além das bebidas, o ex-nadador comentou sobre mudanças em sua alimentação, mencionando que durante o período de depressão, ele consumia grandes quantidades de pipoca e pizza. Ele recordou também de momentos de auto-reflexão, onde se perguntava: "Qual é o motivo que te leva a fazer isso?" e "É uma fuga de uma dor?" Xuxa se questionou sobre sua identidade e a crise existencial que estava enfrentando.
A busca pela autodescoberta
Ao se deparar com essas questões, Xuxa percebeu que precisava de uma desconstrução pessoal para encontrar respostas. Em sua jornada, concluiu que muitas de suas crenças eram ilusórias. "Era só viver tudo que vivi sem muito questionamento. Que tudo que questionava nunca vai chegar nas respostas", comentou. Essa busca por autoconhecimento parece ter trazido alguma paz ao atleta, que afirma ter conseguido aquietar sua mente.
A nova fase de Xuxa
Atualmente, Fernando Scherer se dedica a dar palestras em que compartilha sua experiência com a depressão e busca conscientizar outros sobre a saúde mental. Através de suas redes sociais, ele fala abertamente sobre sua trajetória, encorajando outros que possam estar passando por dificuldades similares.