Uma onda de calor deve afetar o Sudeste e o Centro-Oeste a partir desta quarta-feira (20), quando é esperado o início do veranico, fenômeno que promete elevar as temperaturas em várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, até o fim de semana.
Com a presença de uma massa de ar seco predominando sobre o Brasil, os termômetros em São Paulo podem chegar a 30 °C nesta quarta, mas não há expectativa de chuvas significativas para aliviar o clima abafado. As máximas em São Paulo devem atingir até 33 °C até sábado, conforme previsão da Climatempo.
No Rio de Janeiro, o veranico também trará altas temperaturas: os cariocas podem esperar uma máxima de 31 °C nesta quarta, subindo para 34 °C na quinta-feira, atraindo muitos banhistas às praias sob o sol forte. Segundo os meteorologistas, esse aumento de calor deve ocorrer principalmente entre sexta (22) e sábado (23).
Cuiabá destaca-se com as temperaturas mais altas, com mínimas de 23 °C e máximas que podem chegar a 39 °C ao longo da semana. A previsão é bastante semelhante em Campo Grande, onde as temperaturas também registrarão variações entre 20 °C e 35 °C.
Ainda no Centro-Oeste, Brasília deve ter máximas em torno de 30 °C e umidade relativa muito baixa, motivo pelo qual o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre a condição de baixa umidade. Goiânia apresentará máximas de 33 °C, enquanto Belo Horizonte também terá um calor crescente, com variações entre 27 °C e 29 °C.
César Soares, meteorologista da Climatempo, ressalta que a presença dessa massa de ar seco é comum em invernos passados, gerando dias de temperaturas acima da média. “É uma situação que pode causar bastante calor”, pontuou Soares.
Contrapondo-se ao calor que predominará nas regiões Centro-Sul, o Sul do Brasil deve enfrentar condições climáticas opostas. Uma formação de ciclone extratropical nas proximidades da Argentina e Uruguai trouxe ventos intensos e instabilidade para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com rajadas que podem superar os 100 km/h, especialmente nas serras e litorais.
Em Porto Alegre, as temperaturas devem variar entre 16 °C e 23 °C, com ventos médios de 50 a 70 km/h. Na região, há expectativa de transtornos causados pelos fortes ventos, como quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
No Nordeste, a circulação de ventos propiciará chuvas entre o litoral de Pernambuco e Alagoas, com Recife apresentando máximas de 29 °C. Enquanto isso, o interior da região enfrentará ar seco e altas temperaturas, principalmente no oeste da Bahia e no Piauí.
Finalmente, na Região Norte, o tempo será marcado por chuvas concentradas no Amazonas e Roraima, com temperaturas chegando a 32 °C em Manaus. Em outras áreas como Pará e Rondônia, as previsões apontam para dias quentes e ensolarados.
Brasileiros devem se preparar para o calor intenso que, segundo as previsões, deve durar até o início da próxima semana. A tendência é de que um novo sistema de ar frio chegue ao Sul, que deve trazer alívio para as regiões que sofrerão com o calor até então.