O Flamengo está prestes a enfrentar o Barcelona, em busca do bicampeonato do Intercontinental Sub-20, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, com transmissão ao vivo da Globo. Com a equipe brasileira, 13 jogadores que conquistaram o título mundial em 2024 contra o Olympiacos (Grécia) estarão em campo. Mas o que aconteceu com os restantes dos campeões?
Após vencer o Olympiacos, o Flamengo apresenta os desafios de ter um elenco repleto de estrelas, o que diminui as oportunidades para jogadores da base. Contudo, cinco dos 23 atletas que participaram da final do ano passado, foram promovidos ao time principal sob o comando de Filipe Luís: o goleiro Dyogo Alves, o zagueiro João Victor, o lateral-direito Daniel Sales, o meia-atacante Matheus Gonçalves e o atacante Wallace Yan.
Os jogadores João Victor, Daniel Sales e Matheus Gonçalves foram liberados pelo técnico para integrarem a equipe sub-20 no confronto contra o Barcelona. Daniel Sales, por exemplo, chegou a viajar para Porto Alegre, mas voltou ao Rio para se juntar aos colegas.
Confira nossas ofertas
Oito jogadores que participaram do título em 2024 já não fazem mais parte do Flamengo. Vamos entender onde estão cada um deles:
Adriel
O atacante, que atuou em 22 jogos e anotou nove gols pelo sub-20 em 2024, participou dos minutos finais da final contra o Olympiacos. Com contrato até janeiro, foi liberado e transferiu-se para o Santa Clara, em Portugal. O jovem de 19 anos, embora tenha sido convocado para o time principal, ainda não estreou.
Caio Barone
O goleiro, com 1,96m de altura, não atuou na final, mas fez 12 partidas pelo sub-20 na temporada anterior. Ele foi liberado em junho, embora o Flamengo mantenha 30% dos direitos econômicos, e seguiu para o Celta de Vigo B, na Terceira Divisão da Espanha. Caio já estreou em uma derrota contra o Coruxo em amistoso de pré-temporada.
Caio Garcia
Reconhecido por seu papel decisivo na final, Caio foi emprestado ao Botafogo-PB após estourar a idade de base. Ele, que já exibiu bom desempenho na categoria sub-20, teve poucas oportunidades no novo clube, jogando apenas duas partidas até o momento.
Jean Carlos
Jean Carlos também integrou o time que venceu o Olympiacos, mas após estourar a idade foi liberado e acertou sua transferência para o Joinville, onde já participou de três partidas na Série D.
Lucyan
Apesar de ter sido bastante utilizado em 2024, e até ter sido promovido ao time principal, Lucyan foi dispensado recentemente por indisciplina após se transferir para o Bahia.
Rayan Lucas
Foi titular na final e fez parte dos planos do Flamengo, mas seguiu para o Sporting B, onde já participou de dois jogos nesta temporada, após ter jogado pelo time principal no início do Carioca.
Victor Silva
Liberado após não ter seu contrato renovado, Victor se juntou à Ferroviária, onde disputou partidas da Série A do Campeonato Paulista, ainda buscando espaço no mercado.
Zé Welinton
O lateral-esquerdo, que se destacou no sub-20, foi afastado e se transferiu para o Al Dhafra, nos Emirados Árabes, sem ainda ter entrado em campo pelo novo clube.
Assim, enquanto o Flamengo se prepara para enfrentar o Barcelona, é interessante notar que, entre os campeões, muitos já trilham novos caminhos em suas carreiras, demonstrando que o futebol é um prato cheio de surpresas, tanto no que se refere a vitórias como a novos desafios.