A volta às aulas pode ser um desafio financeiro considerável, especialmente para famílias grandes. Segundo a National Retail Federation, o gasto médio por aluno no período escolar saltou de R$ 1.800,00 em 2007 para R$ 3.600,00 em 2025. Para uma mãe de cinco, como eu, isso significa um esforço extra para não extrapolar o orçamento. No entanto, acredito que não é necessário comprar tudo novo todos os anos.
Pequenas Mudanças, Grandes Economias
Com a pergunta do meu filho sobre as compras para o retorno às aulas, percebi que a pressão das redes sociais muitas vezes nos empurra a consumir mais. Uma solução que encontramos é focar no essencial e evitar os apelos consumistas, como os anúncios de novos tênis que surgem na televisão.
Priorize Itens Necessários
Após discutir com meus filhos, concordamos que o item essencial a ser renovado a cada ano é a mochila. Com o desgaste do uso diário, é natural que as mochilas precisem ser trocadas. Optamos por adquiri-las novas, mas logo vemos que muitos outros itens podem ser encontrados em segunda mão.
O Valor das Compras de Segunda Mão
Visitar brechós se tornou parte da nossa tradição familiar. Além de ser uma atitude sustentável, comprar roupas usadas permite que meus filhos escolham diversos itens sem sacrificar o orçamento. Eles adoram descobrir novas peças e, muitas vezes, encontramos roupas com etiquetas novas ainda.”
Seguir a Lista de Materiais
Focar nos itens da lista de materiais escolares é fundamental. Embora a necessidade varie entre as escolas, a simplicidade na compra de itens é uma maneira de evitar desperdícios. Artigos como canetas e cadernos não precisam ser excessivos, pois algumas escolas preferem agrupar esses suprimentos para projetos coletivos.
Cortar Gastos com Cortes de Cabelo
Outro aspecto que discuto com meus filhos é o corte de cabelo. Eles já recebem cortes regulares a cada poucos meses, portanto, não é necessário um novo corte especial para o início do ano letivo. Esse custo adicional muitas vezes pode ser dispensado.
Evitar Compras Impulsivas
Itens como chaveiros ou adesivos para mochilas podem parecer divertidos, mas contribuem para gastos desnecessários. Focusing in keeping things simple also allows us to save money for itens mais importantes, como garrafinhas que não vazam e economizar em itens de menor importância.
Sei que muitos pais preferem renovar tudo e isso é perfeitamente aceitável. A chave é encontrar um equilíbrio entre o que é essencial e o que é um luxo. No final das contas, os momentos que importam são os abraços na hora de ir para a escola e as pequenas notas que deixo nos lanches, não as compras feitas na volta às aulas.