Panorama da Corrida pela Copa 2026
Com duas rodadas por disputar, a edição de 2026 terá número recorde de vagas na competição. As eliminatórias sul-americanas seguem equilibradas: Argentina, Equador e Brasil já estão classificados, enquanto Chile foi eliminado. Entre eles, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru ainda brigam pelas vagas restantes.
A 17ª rodada será disputada nesta quinta-feira, dia 4, e a tendência é de que Uruguai, Paraguai e Colômbia já possam selar suas vagas. Eles enfrentam Peru, Equador e Bolívia, respectivamente, e, coincidentemente, jogarão em casa. Fecham a rodada Argentina x Venezuela e Brasil x Chile.
Cenários de Classificação
Uruguai
Com 24 pontos, o Uruguai precisa de apenas um empate nos dois jogos restantes para confirmar sua vaga na Copa do Mundo de 2026.
Paraguai
Igualmente com 24 pontos, o Paraguai pode carimbar a passagem com um simples empate.
Colômbia
Com 22 pontos, a Colômbia tem vantagem de quatro pontos sobre a Venezuela e pode se classificar já contra a Bolívia.
Venezuela
Com 18 pontos, a Venezuela luta para manter o sétimo lugar e a vaga na repescagem; encara a Argentina fora de casa e a Colômbia em casa.
Bolívia
Com 17 pontos, a Bolívia precisa vencer pelo menos um jogo — na visita à Colômbia ou em casa contra o Brasil — e torcer por tropeços da Venezuela.
Peru
Com 12 pontos, o Peru precisa vencer ambos os compromissos restantes (Uruguai fora e Paraguai em casa) e contar com derrotas de Venezuela e Bolívia para sonhar com a vaga.
¡Algunos de los jugadores que pueden hacer su estreno con su selección en las #EliminatoriasSudamericanas! 🔜✍️— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) September 3, 2025
Classificação Atual
Resumo da classificação atual: Argentina lidera com 35 pontos, seguida por Equador e Brasil com 25 pontos; Uruguai e Paraguai com 24; Colômbia com 22; Venezuela com 18; Bolívia com 17; Peru com 12; Chile com 10.
- Argentina — 35 pontos
- Equador — 25 pontos
- Brasil — 25 pontos
- Uruguai — 24 pontos
- Paraguai — 24 pontos
- Colômbia — 22 pontos
- Venezuela — 18 pontos
- Bolívia — 17 pontos
- Peru — 12 pontos
- Chile — 10 pontos
*Argentina, Equador e Brasil estão classificados, enquanto o Chile está eliminado.
Observa-se que, com duas rodadas pela frente, os cenários podem mudar rapidamente: o equilíbrio mostrado até aqui sugere que nenhuma posição está assegurada até o apito final, mantendo o interesse das torcidas e a possibilidade de surpresas nas próximas partidas.