Gabriela Di Laccio é condecorada pela monarquia britânica
A soprano brasileira Gabriela Di Laccio, natural de Sapucaia do Sul (RS), acaba de receber uma das mais altas honrarias do Reino Unido: a medalha de Membro da Ordem do Império Britânico. A cerimônia ocorreu no Castelo de Windsor e foi marcada pela entrega do prêmio feita pelo príncipe William.
A trajetória inspiradora de Gabriela
Reconhecida internacionalmente por sua voz poderosa e seu ativismo em defesa da igualdade de gênero na música clássica, Gabriela se mudou para Londres em 2001, após ganhar uma bolsa para estudar no renomado Royal College of Music. "Larguei tudo e fui atrás desse sonho", relembra a artista.
Atuação na promoção de compositoras
Além de sua carreira como cantora lírica, Gabriela é a fundadora da Donne – Mulheres na Música, uma iniciativa que visa promover visibilidade e equidade no setor musical. A fundação conta com um vasto banco de dados de compositoras, incluindo vídeos, playlists e eventos que celebram as contribuições femininas na música clássica.
"Eu queria que as pessoas soubessem que as mulheres existiram, e que essas histórias inspirassem não só mulheres, mas qualquer pessoa que quisesse ser algo fora daquilo que era imaginado que poderia ser."