Varun Agarwal, de 25 anos, deixou seu cargo como bancário de investimentos na JPMorgan para se juntar à OffDeal, um banco de investimentos nativo em IA. Ele relatou que está adquirindo mais experiência em transações na OffDeal do que na JPMorgan, em uma entrevista onde compartilhou sua trajetória e decisões profissionais.
Agarwal destacou que, para um graduado universitário interessado em finanças, a escolha de seguir a carreira em banco de investimentos é geralmente evidente. O apelo de ser um banqueiro de investimentos envolve salários altos e o contato próximo com executivos de grandes empresas. Ele aprendeu a realizar uma gama variada de tarefas de forma eficiente, além de desenvolver seu pensamento crítico e habilidades avaliativas.
Decidir entrar na OffDeal foi um risco calculado. Antes, ele considerou iniciar sua carreira em uma startup de tecnologia, mas sentiu-se inseguro em relação a essa transição. Graduado pela Universidade de Minnesota, Agarwal observou que poucos de seus colegas se aventuravam no empreendedorismo, o que reforçou sua escolha pela trajetória tradicional em investimento bancário, inicialmente em empresas como Piper Sandler e, posteriormente, na JPMorgan, onde passou três anos.
Agarwal se viu inspirado ao ver jovens fundadores levantando milhões de dólares, levando-o a explorar oportunidades de startups. Durante uma navegação no LinkedIn, ele encontrou um post de Ori Eldarov, fundador do banco OffDeal, e se identificou com a missão da empresa de utilizar IA e software para resolver os desafios enfrentados por ele enquanto jovem banqueiro.
A proposta da OffDeal, que combina um banqueiro e um engenheiro para cada transação, ficou clara para Agarwal. Em comparação aos bancos tradicionais, onde uma avaliação pode levar meses, na OffDeal, ele e o engenheiro Luis Ruiz Morel conseguem concluir o processo em apenas um ou dois dias, utilizando softwares proprietários que automatizam diversas etapas, desde a transcrição de reuniões até a composição de documentos de apresentação.
Agarwal enfatiza que este é um momento oportuno para ingressar em uma startup de IA. Embora o investimento bancário tradicional continue sendo uma boa escolha, ele acredita que as empresas de IA se tornaram menos arriscadas à medida que a tecnologia avança. Ele observa uma breve janela de oportunidade para se destacar nesse setor em crescimento, onde integrar a IA na rotina profissional oferecerá grandes benefícios no futuro.
Se você tem uma experiência relacionada à sua carreira em IA, entre em contato com este repórter através do e-mail ktan@businessinsider.com.