Incidente Fatal em Hong Kong
Na madrugada de segunda-feira, 20 de outubro, um trágico incidente ocorreu no Aeroporto Internacional de Hong Kong, quando um avião cargueiro modelo Boeing 747, da Emirates, saiu da pista após aterrissar. O acidente, que aconteceu por volta das 4h da manhã no horário local, resultou na morte de dois agentes de segurança que estavam em um carro patrulha que foi atingido e empurrado para o mar.
Detalhes do Acidente
O avião, que vinha de Dubai, rodou ao fazer a aterrissagem e colidiu com o veículo de segurança ao longo da pista norte. De acordo com a Autoridade do Aeroporto de Hong Kong, os dois agentes, de 30 e 41 anos, foram evacuados, mas um foi declarado morto no local e o outro, após chegar ao hospital.
Reações da Empresa Aérea
A Emirates Airlines, que operava o voo sob uma arrendamento seco da ACT Airlines, expressou suas condolências às famílias das vítimas, esclarecendo que a aeronave não transportava carga no momento do incidente. "Estamos em contato próximo com as equipes oficiais e colaboraremos com a investigação", afirmou a ACT Airlines.
Implicações do Acidente
Imagens do local mostram a fuselagem do avião severamente danificada, com a ponta da cauda separada do corpo principal da aeronave. Steven Yiu Siu-Chung, executivo do aeroporto, anunciou que o carro patrulha estava em uma distância segura e patinava por uma rota ao redor da costa norte do aeroporto, não tendo passado pela pista no momento da colisão.
Resposta dos Serviços de Emergência
Uma grande operação de resposta foi mobilizada, com 213 bombeiros e socorristas, apoiados por 45 veículos e embarcações. Apesar do fechamento temporário da pista norte, as operações na pista sul e central do aeroporto não foram afetadas, asseguraram os responsáveis.
O Contexto Aéreo e a Segurança
Em 2024, o Aeroporto Internacional de Hong Kong foi classificado como o mais movimentado no transporte de cargas, com a movimentação de 4,9 milhões de toneladas, conforme dados do Airports Council International. O acidente reacende preocupações sobre a segurança nas instalações de aviação, especialmente em áreas em que o tráfego é intenso.