Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) nesta semana revelam que um veículo é furtado a cada quatro horas no Vale do Paraíba durante o ano de 2025. O levantamento abrange dados até setembro, e mostra que entre 1º de janeiro e 30 de setembro, 1.586 veículos foram registrados como furtados na região. No mês de setembro, o número de furtos alcançou um recorde, totalizando 208 ocorrências, evidenciando um aumento significativo na criminalidade.
Esse balanço também indica que, em média, seis veículos são furtados diariamente no Vale do Paraíba. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 2,8% nos furto de carros. Em 2024, entre janeiro e setembro, foram registradas 1.543 ocorrências.
Entre as cidades da região, São José dos Campos se destaca com o maior número de registros, totalizando 516 furtos até setembro deste ano. Taubaté ocupa a segunda posição, com 237 ocorrências. Abaixo estão listados os municípios com os maiores índices de furtos:
- São José dos Campos: 516
- Taubaté: 237
- Jacareí: 230
- Pindamonhangaba: 88
- Caçapava: 76
É importante ressaltar que a média de seis furtos diários e um furto a cada quatro horas são calculados com base no total de furtos registrados e no número de dias entre janeiro e setembro. Portanto, essa média pode variar, com dias apresentando quantidades maiores ou menores de ocorrências.