A Rua Barão de Jaguara, localizada no centro de Campinas (SP), foi liberada para o tráfego de veículos na tarde desta segunda-feira (3) após um significativo buraco no asfalto ter sido consertado. A via ficou interditada por cinco dias, desde que a cratera se formou, resultando em um acidente envolvendo um caminhão de coleta de lixo e um gari.
O incidente ocorreu na quarta-feira (29), quando um caminhão de coleta de lixo passou pela rua e, devido a um escape na tubulação de um córrego que passa por baixo da via, o asfalto afundou. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o asfalto cede, lançando o gari Aristides Marques para o alto. O profissional foi logo após encaminhado ao hospital, mas felizmente sem ferimentos graves.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, a cratera se formou quando o escape de água fez com que a terra sob o asfalto se dissolvesse, resultando no rompimento da galeria e subsequente afundamento. Esses fatores contribuíram para a formação do buraco que causou o acidente do gari.
Em entrevista à EPTV, Aristides comentou sobre a sua experiência durante o acidente: "Eu senti aquele impacto e segurei, mas fui pro chão... Eu bati o joelho, mas, graças a Deus, não quebrou nem trincou nada. Superei a queda e Deus me deu um grande livramento". Ele expressou alívio por não ter sofrido ferimentos graves e confirmou que retornará ao trabalho na sexta-feira.
Após o conserto do buraco, a rua voltou a ser acessível, permitindo que o tráfego de veículos fosse normalizado. O episódio reitera a importância da manutenção de vias públicas e a rápida resposta das autoridades em situações emergenciais como essa.
As imagens do momento do acidente continuam a circular, servindo como um alerta sobre a segurança nas ruas de Campinas, reforçando a necessidade de monitoramento constante das infraestruturas urbanas.